O modelo ALM (Asset and Liability Management) é uma técnica usada em gestão financeira. Assim, tem como objetivo gerenciar os riscos relacionados às operações, principalmente aquelas que envolvem a gestão de ativos e passivos.

A metodologia utilizada pelas instituições financeiras visa gerenciar riscos financeiros relacionados às flutuações das taxas de juros. Portanto, o objetivo é coordenar a administração dos ativos e passivos, a fim de obter uma melhor correspondência entre os fluxos de receitas e despesas, garantindo assim a solvência da instituição.

Para entender um pouco mais sobre onde encontrar bons investimentos altamente recomendados, veja por aqui.

Como funciona o modelo ALM

O ALM utiliza modelos matemáticos que levam em consideração diversas variáveis. Como a maturidade dos ativos e passivos, prazos de vencimento, taxas de juros, bem como as expectativas de mercado.

Como o ALM funciona seria o seguinte, por exemplo:

Uma instituição financeira que possui uma carteira de empréstimos com prazos de vencimento longos, como financiamentos imobiliários, pode optar por financiar esses empréstimos com captações de longo prazo. Dessa forma, a instituição pode garantir que as receitas provenientes dos empréstimos serão recebidas em prazos mais longos. Assim, terá menos exposição ao risco de mudanças abruptas nas taxas de juros.

Vantagens e Desvantagens

Uma das principais vantagens do modelo ALM é a possibilidade de minimizar os riscos financeiros, garantindo uma melhor gestão dos ativos e passivos da instituição. Além disso, o modelo permite uma melhor previsibilidade dos fluxos de caixa futuros, o que pode contribuir para a tomada de decisões mais acertadas.

No entanto, uma das desvantagens é a necessidade de investimentos em tecnologia e infraestrutura para implementação e manutenção do modelo. Podendo, ser um desafio para instituições financeiras menores. Além disso, a alocação estratégica de ativos e passivos pode limitar a flexibilidade da instituição financeira em termos de mudanças na estratégia de negócios e investimentos.

Como funciona o algoritmo do modelo ALM

O ALM apresenta a combinação de ativos que propicia o menor risco para dado retorno, ou seja, os melhor resultados na fronteira eficiente. Assim, a instituição avalia o seu perfil de risco, carteira de investimentos, disponibilidades e coloca o modelo para trabalhar.

Neste sentido, o algoritmo qualitativo do modelo envolve as seguintes premissas:

1- Previsão das principais variáveis econômicas;

2- Avaliação e simulação dos cenários para a economia e os mercados;

3- Definição e benckmarks, restrições e premissas econômicas;

4- Definição de premissas atuariais e ativos ilíquidos;

5- Simulação de cenários para os ativos e passivos;

6- Otimização da carteira de ativos, através da análise de risco e retorno;

7- Análise dos resultados da fronteira eficiente fornecida pelo mercado;

8- Análise de risco e relação de solvência da carteira;

9- Definição do melhor cenário;

10 – Decisões estratégicas internas.

Veja outros conceitos importantes em nosso glossário! Confira por aqui.

Publicidade