Bottom line:

  • A leitura do IPCA-15 de março veio praticamente em linha com nossa projeção, mostrando avanço de 0.93% (MoM, SA).
  • O cenário para o BC é incrementalmente mais desafiador. A inflação traz sinais de mais pressão em industriais e o câmbio permanece como fator de risco. Apesar de mantermos o call de 75bps de alta no próximo COPOM, a possibilidade de 100 deve ser encarada com seriedade.

Comentários:

A leitura do IPCA-15 de março veio praticamente em linha com nossa projeção, mostrando avanço de 0.93% (MoM, SA).

Por dentro do índice vemos avanço de preços administrados (+2.66%), enquanto livres retrocederam para 0.34%. A abertura pelo critério BC mostra desaceleração em serviços para 0.08% (ainda que serviços subjacentes avancem).

Por outro lado, bens industriais avançaram de 0.60% no mês anterior para 1% neste mês. A leitura subjacente também mostrou avanço. Grande parte do movimento está associado ao avanço do etanol (+16.38%), representando cerca de 0.45% do aumento nesta abertura. Ou seja, mesmo retirando a variação do etanol, industriais ainda avançariam 0.55%.

Vemos novo arrefecimento da média dos núcleos para 0.41%, enquanto a difusão passou para 65.6%.

O cenário para o BC é incrementalmente mais desafiador. A inflação traz sinais de mais pressão em industriais e o câmbio permanece como fator de risco. Apesar de mantermos o call de 75bps de alta no próximo COPOM, a possibilidade de 100 deve ser encarada com seriedade.

Felipe Sichel
Estrategista do banco digital modalmais
Fonte: https://www.modalmais.com.br/blog

Publicidade

Black Friday:
50% OFF nos combos

Corra e aproveite antes que acabe!