My take:
O índice de confiança do consumidor medido pelo Conference Board veio acima do esperado, indicando deterioração nas expectativas, mas estabilidade nas condições correntes. Deve-se mencionar que houve revisões positivas nas leituras do mês passado.


Para efeito de analise, devemos destacar que a data de corte da pesquisa foi 19/03.
Para frente, esperamos forte deterioração da confiança do consumidor, que será impactada pela recessão na economia, aumento abrupto do desemprego e volatilidade nos mercados. Os pacotes de estímulo aprovados deverão ter efeito somente paliativo. Ainda assim, ante nossa expectativa de recuperação a partir do final do segundo trimestre, esperamos retomada na confiança do consumidor (desta vez puxada por expectativas) ao longo do segundo semestre.


Comentários:
O índice de confiança do consumidor medido pelo Conference Board veio acima do esperado, indicando deterioração nas expectativas, mas estabilidade nas condições correntes. Deve-se mencionar que houve revisões positivas nas leituras do mês passado.
Consumer Confidence: 120 (esperado: 110; anterior: 130.7, revisto para: 132.6)
Expectations: 88.2 (anterior: 107.8, revisto para: 108.1)
Current Conditions: 167.7 (anterior: 165.1, revisto para: 169.3)
Para efeito de analise, devemos destacar que a data de corte da pesquisa foi 19/03.


O headline voltou ao patamar observado em média ao final de 2017, sendo puxado (como pode ser visto acima) pela queda na parte das expectativas para patamares semelhantes ao final de 2018.
Destaca-se que a parte de situação corrente permanece razoavelmente em linha com as médias móveis (curtas e longas) registradas ao longo dos últimos dois anos. Ou seja, até a data de corte da pesquisa, ainda não havia sido registrada a forte deterioração que esperamos para o mercado de trabalho.
Os indicadores de mercado de trabalho começam a preocupar, com aumento em Jobs hard to get e queda em Jobs plentiful. Estes dados serão ainda mais impactados pela dinâmica negativa que indicadores antecedentes de mercado de trabalho mostraram recentemente (especialmente, initial jobless claims).


Para frente, esperamos forte deterioração da confiança do consumidor, que será impactada pela recessão na economia, aumento abrupto do desemprego e volatilidade nos mercados. Os pacotes de estímulo aprovados deverão ter efeito somente paliativo. Ainda assim, ante nossa expectativa de recuperação a partir do final do segundo trimestre, esperamos retomada na confiança do consumidor (desta vez puxada por expectativas) ao longo do segundo semestre.
Felipe Sichel
Estrategista do banco digital modalmais
Fonte: https://www.modalmais.com.br/blog

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