A maior plataforma de “marketplace” do país, o Mercado Livre, deve acelerar sua venda direta no América Latina, região que ainda não era vista como muito relevante para o grupo.
O movimento a torna mais competitiva e faz frente às rivais Magazine Luiza e Via Varejo. Estas duas empresas nasceram e se expandiram por meio da venda direta de mercadorias e buscam hoje uma fatia maior do mercado de marketplace; explorado há duas décadas pelo Mercado Livre.
Stelleo Tolda, presidente do Mercado Livre, afirmou em live para o jornal Valor Econômico que a venda de produtos para a região ganhou novas proporções nessa última Black Friday, representando quase 10% do faturamento.
A empresa busca um equilíbrio um pouco maior na venda de itens de lojistas e próprios. É uma forma de ganhar terreno em categorias nas quais vendedores parceiros podem não estar atendendo tão bem; com baixa disponibilidade de produtos ou de lançamentos, dizem especialistas.
Impacto: Negativo. O Mercado Livre é um player do setor com muita influência. Sua estratégia, agora aumentando o foco na América Latina, pode gerar grande preocupação para varejistas em posição de liderança no mercado brasileiro.
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