A maior plataforma de “marketplace” do país, o Mercado Livre, deve acelerar sua venda direta no América Latina, região que ainda não era vista como muito relevante para o grupo.

O movimento a torna mais competitiva e faz frente às rivais Magazine Luiza e Via Varejo. Estas duas empresas nasceram e se expandiram por meio da venda direta de mercadorias e buscam hoje uma fatia maior do mercado de marketplace; explorado há duas décadas pelo Mercado Livre.

Stelleo Tolda, presidente do Mercado Livre, afirmou em live para o jornal Valor Econômico que a venda de produtos para a região ganhou novas proporções nessa última Black Friday, representando quase 10% do faturamento.

A empresa busca um equilíbrio um pouco maior na venda de itens de lojistas e próprios. É uma forma de ganhar terreno em categorias nas quais vendedores parceiros podem não estar atendendo tão bem; com baixa disponibilidade de produtos ou de lançamentos, dizem especialistas.

Impacto: Negativo. O Mercado Livre é um player do setor com muita influência. Sua estratégia, agora aumentando o foco na América Latina, pode gerar grande preocupação para varejistas em posição de liderança no mercado brasileiro.

Publicidade

Clube Acionista

A maior cobertura para impulsionar sua carteira de investimentos

Agendas

Saiba quando as empresas vão pagar antes de investir.

Análises

Veja análises dos bancos e corretoras em um só lugar.

Carteiras

Replique carteiras dos bancos e corretoras para investir com segurança.

Recomendações

Descubra a média de recomendações de empresas e fundos.

Clube Acionista

A maior cobertura para impulsionar sua carteira de investimentos

Agendas

Análises

Carteiras

Recomendações

Comece agora mesmo seu teste grátis