A Letra de Crédito Imobiliário (LCI) oferece a possibilidade de realizar um investimento de renda fixa, de baixo risco, que atua diretamente no mercado imobiliário.
Portanto LCI é um título privado emitido por bancos para desenvolver o setor imobiliário.
Além disso, possui a vantagem de ser um investimento isento de imposto de renda.
Veja com mais detalhes
O que são LCIs
Riscos
Tipos de LCIs
Rendimentos
Vantagens e Desvantagens
Como investir em LCI
O que são LCIs
As Letras de Crédito Imobiliário (LCI) são títulos emitidos por instituições financeiras que remuneram o investidor por um prazo determinado no momento do investimento.
Sendo uma fonte de investimento para o setor imobiliário, pois são lastreados em créditos imobiliários. Ou seja, na prática, o investir estará emprestando o dinheiro ao setor imobiliário para recebê-lo com de juros (corrigido) no futuro.
Riscos
O riscos de uma LCI é muito baixo, no entanto, não existe investimento livre de risco.
O investimento conta com a garantia do FGC (Fundo Garantidor de Créditos), instituição interbancária que protege investimentos de até R$ 250 mil por CPF e por instituição financeira, considerando o limite de garantia de R$ 1 milhão para cada período de quatro anos, para o caso do emissor do título não conseguir honrar seu compromisso financeiro.
Vale lembrar que o investidor em LCI não está exposto diretamente a nenhum risco no setor imobiliário.
Portanto, o risco de crédito se refere à possibilidade do emissor não conseguir honrar o compromisso. O risco de mercado envolve as oscilações dos indicadores econômicos. E o risco de liquidez, referente aos prazos de resgate e vencimentos dos títulos.
Tipos de LCI
Há 3 tipos de LCI: prefixado, pós-fixado e o híbrido.
Prefixado
Possui rentabilidade definida, ou seja, você saberá a taxa no momento da aquisição do título e quando renderá independente do que possa ocorrer no mercado.
Pós-fixado
O rendimento do título estará atrelado a algum indicadores, no caso à taxa CDI (certificado de depósito interbancário). Portanto, o rendimento dependerá da variação do índice.
Híbrido
É uma aplicação mista, que oferece ambas opções: um taxa prefixada e uma pós-fixada, sendo o IPCA ou o IGP-M os índices mais utilizados.
Rendimentos
A rentabilidade de uma LCI é definida no momento da compra do investidor caso se decida realizar um investimento prefixado, ou posteriormente no caso da pós-fixada, pois depende do comportamento do seu indexador.
Quanto mais longo é o vencimento de uma LCI, maior tende a ser sua rentabilidade. Por isso, vale sempre pesquisar para encontrar a melhor taxa para o seu investimento. Além disso, esse é um investimento que não conta com a cobrança de imposto de renda para pessoas físicas.
Vantagens e Desvantagens
As vantagens de aplicar o dinheiro em LCI envolve a possibilidade de escolher a modalidade – pré ou pós-fixado -; a isenção de tributos para pessoa física, enquanto outros papéis como CDB ou Tesouro Direto são tributados; e a contribuição para o desenvolvimento da economia, pois o título tem como finalidade a injeção de capital no ramo imobiliário.
Por outro lado, as desvantagens estão nos prazos de resgate, pois só poderá ocorrer após um período pré-determinado.
Como investir em LCI
Para investir em LCI é preciso ter conta em algum banco ou corretora. Saber qual o seu perfil de investidor, para conferir se as letras de crédito imobiliário combinam com seus objetivos de prazos e risco.
Os passos seguintes envolve a escolha do LCI, considerando a instituição que está emitindo (notas de rating da instituição emissora), rentabilidade, aplicação mínima e prazo de resgate.
Por fim, transfira o dinheiro, faço o investimento e aguarde o prazo do investimento e resgate seus lucros!