Atualmente, o Kinea Crédito Agro (KNCA11), é o FIAgro de maior patrimônio do Brasil. Tem no seu portfólio investimento em valores mobiliários, especialmente em: Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA), Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI), Cotas de FIAgro, Letras de Crédito do Agronegócio (LCA), Letras de Crédito Imobiliário (LCI).

A gestão segue acompanhando as questões creditícias no mercado agro e os impactos nos FIAgros. De acordo com o relatório do fundo, a carteira permanece saudável e sem casos de inadimplência. “Nesse contexto, entendemos que as recentes quedas nas cotações no mercado secundário não encontram fundamento em eventual deterioração da carteira e, portanto, podem representar uma oportunidade de aquisição de cotas”, comenta a gestão.

Posição do KNCA11

No fim de outubro, o KNCA11 apresentava alocação, em relação ao seu patrimônio, de 93,2% em ativos alvo, 5,1% em LCI e 5,8% em instrumentos de caixa. A parcela investida em CRA em IPCA corresponde a 33,2% do patrimônio do Fundo, com uma remuneração média (MTM) de IPCA+ 8,24% a.a. e com um prazo médio de 4,3 anos. 

O montante investido em CRA em CDI corresponde a 44,6% do patrimônio, com uma remuneração média (MTM) de CDI+ 4,25% a.a. e com um prazo médio de 1,8 anos. Já a parte investida em Fiagro FIDC corresponde a 15,4% do PL, sendo 9,1% através de um veículo que investe em uma CPR-F da Citrosuco com uma remuneração média de IPCA+ 8,00% a.a e 6,3% na cota sênior de um veículo que investe em Direitos Creditórios pulverizados originados pela Indigo, com uma remuneração média de CDI+ 4,60% a.a.

Dividendos

A distribuição ocorreu neste 13 de novembro, foram R$ 1,02 por cota e representam uma rentabilidade, isenta do imposto de renda para as pessoas físicas, de 1,0% considerando a cota média de ingresso de R$ 101,77, que corresponde a 108% da taxa DI do período (127% do CDI considerando o gross-up do IR à alíquota de 15%).

A gestão destaca para o investidor que os papéis atrelados à inflação refletem, aproximadamente, as variações do indexador IPCA referentes aos dois meses anteriores à apuração de resultados. 

Saiba quais FIAgros estão no radar das recomendações acessando o Clube Acionista por aqui. Lá você acompanha tudo sobre a categoria e outros investimentos.