Em um evento recente, Sara Delfim, sócia da Dahlia Capital, lançou uma questão intrigante: “O Ibovespa subiu mais de 15% no último ano, mas está mais barato agora do que antes. Como isso é possível?”. Mesmo com juros em alta ainda existem diversas oportunidades na Bolsa.
A aparente contradição chama atenção para um cenário complexo: mesmo com ganhos expressivos, o múltiplo Preço/Lucro (P/L) do Ibovespa caiu de 7,9x para 7,7x. Ou seja, indicando que as ações estão, de fato, mais baratas. Mas o que isso significa para os investidores?
A relação entre juros e ações
Uma das maiores discussões do mercado gira em torno da próxima reunião do COPOM e a possível alta na taxa Selic. O Banco Central brasileiro enfrenta o desafio de conter a inflação sem prejudicar o crescimento econômico. A relação entre aumento de juros e queda na bolsa não é tão direta quanto muitos imaginam. Historicamente, em algumas situações de alta de juros, o Ibovespa teve desempenho positivo nas semanas seguintes.
Com o Fed (banco central americano) também prestes a anunciar cortes na taxa de juros, os próximos movimentos de política monetária devem ter um impacto significativo nos mercados globais e brasileiros. Assim, o desafio agora envolve entender até que ponto esses fatores influenciam os lucros das empresas listadas na bolsa.
Oportunidades na Bolsa mesmo com juros em alta
Ao observar diversas análises de diferentes fontes e instituições externas no Clube Acionista parece consenso as revisões de lucros das empresas para cima. Na qual muitos especialistas defendem que as companhias estão estruturalmente melhores para navegar neste cenário. Assim, podendo representar uma oportunidade de valorização, mesmo em um cenário de juros altos.
Por outro lado, não podemos negar que o início de ciclo de queda das taxas pelo FED, nos EUA, também abre espaço para oportunidades no mercado internacional. Portanto, além das ações brasileiras, manter uma exposição fora do Brasil, seja via BDRs ou diretamente no exterior, pode ajudar a equilibrar riscos e aproveitar diferentes fluxos de valorizações.
De qualquer forma, o cenário atual exige atenção, mas também oferece a chance de se preparar para futuras valorizações. Por isso, aproveite o momento para acessar nossa plataforma e acompanhar as principais recomendações.
No Clube Acionista você vai encontrar relatórios de diversas fontes e analistas externos em um só lugar, junto com listas que filtram as oportunidades e inteligência artificial para ajudar ainda mais. Tudo para ajudar você a tomar decisões com base no consenso de especialistas.
Não deixe que o ruído do mercado afete suas escolhas. Invista com confiança e clareza!