Os BDRs são ativos negociados na Bolsa de Valores que permite que você invista no exterior de forma simples e sem a necessidade de enviar o seu dinheiro para fora do país. Hoje, graças a modalidade você pode diversificar a sua carteira de investimentos com oportunidades ao redor do mundo.

O que são os BDRs

A sigla BDR significa Brazilian Depositary Receipt, um ativo negociado na Bolsa de Valores que permite que os investidores brasileiros invistam no exterior sem precisar abrir uma conta fora do país. 

Eles permitem que as empresas estrangeiras capturem recursos no Brasil e que os brasileiros façam aplicações com lastro em ativos estrangeiros.

Mas atenção: quando você investe em um BDR você não está investindo direto em ações de empresas como Facebook, Disney e Amazon. Ou seja, você não vira sócio direto da empresa, já que quem tem a ação é o BDR.

Os BDRs são certificados que representam ações emitidas no exterior. Comprar esse tipo de ativo é o equivalente a negociar ações de empresas líderes mundiais sediadas em outros países, só que tudo isso utilizando a infraestrutura e o ambiente de negociação da B3, a bolsa do Brasil.

Eles são divididos, basicamente, em dois:

  • BDR Patrocinado
  • BDR Não Patrocinado.

BDR Patrocinado

O BDR Patrocinado é quando ele é definido como patrocinado, isso significa que a sua emissão surgiu de um acordo entre a empresa e a instituição depositária. A empresa emissora da ação é quem deve divulgar as informações corporativas e financeiras aos acionistas e conceder os direitos corporativos.

Eles se dividem em três: BDRs Patrocinados Nível 1, BDR Nível II, BDR Nível III

BDR Não Patrocinado

O BDR Não Patrocinado não é ligado a um acordo direto entre a empresa e a instituição depositária. A sua emissão é feita com ativos que já estão no mercado secundário do país de origem. A instituição depositária que emite um BDR Não Patrocinado vira a principal responsável por divulgar as informações corporativas e financeiras sobre as empresas emissoras das ações que são utilizadas no BDR.

Publicidade