A recente disparada nos juros no Brasil está pressionando o setor de pagamentos, gerando preocupações e oportunidades para investidores atentos. Em outubro, muitos ainda apostavam em empresas como por exemplo Stone e PagSeguro, confiantes de que a racionalidade do mercado traria estabilidade e retornos via dividendos e recompra de ações. No entanto, com a curva de juros de dois anos subindo de 12,4% em setembro para cerca de 15,5% em dezembro, o otimismo deu lugar ao ceticismo.

O impacto dos juros altos

Os principais questionamentos giram em torno da capacidade das empresas de repassar os custos mais altos aos clientes. Estimativas apontam que cada aumento de 100 pontos-base na taxa de juros pode impactar os lucros antes de impostos em R$ 200 a R$ 300 milhões. Apesar disso, alguns investidores permanecem otimistas, acreditando que ajustes de preços poderão surpreender positivamente e trazer racionalidade ao setor.

Valuations indicam potenciais oportunidades

Mesmo com o pessimismo predominante, os valuations atuais dessas empresas indicam potenciais oportunidades. Tanto Stone quanto PagSeguro estão negociando abaixo do valor contábil, e a relação entre retorno sobre patrimônio tangível ajustado e preço parece atraente. Em termos de preço/lucro, ambas estão avaliadas entre 6x e 7x, com o caixa líquido da PagSeguro próximo de seu valor de mercado—a um nível surpreendentemente baixo.

Entretanto, os desafios não são poucos. Embora o setor de pagamentos tenda a se beneficiar da inflação, já que o volume total de pagamentos acompanha os preços, há temores de que volumes sejam impactados. O PIX continua a ganhar força, e os bancos, mais conservadores, podem limitar a concessão de crédito.

Como encontrar ótimas oportunidades e saber os preços alvos dos ativos

Para os investidores, algumas estratégias podem ser exploradas. Primeiro, focar em empresas com sólidos fundamentos e capacidade de adaptação, como aquelas com maior eficiência no repasse de custos. Segundo, diversificar o portfólio, incluindo ações de setores defensivos.

Quer simplificar suas decisões de investimento? Acesse o Clube Acionista e conte com os dados da plataforma que monitora diversas fontes e consensos de analistas para ajudá-lo a identificar oportunidades mesmo em tempos de alta volatilidade.

Veja agora as ações mais recomenadas para investir.

Publicidade

A análise dos

resultados trimestrais

ajuda a redefinir suas estratégias