Confira a análise do Itaú BBA sobre as perspectivas para o mercado em dezembro. Além disso, a corretora do banco comenta o mês de novembro e reforça seu preço alvo para o Ibovespa em 2021.

Itaú e a retrospectiva de novembro

Com chave de ouro, o mercado de ações encerra novembro como o melhor mês do ano. Assim, o Ibovespa apresentou alta de 15,9%. Ademais, o dólar fechou em queda de 6,8% cotado a 5,35 reais por dólar.

Além disso, nos EUA, os dois principais índices SP500 e Nasdaq apresentaram alta de 10,8% e de 11,8% respectivamente. Enfim, o anúncio da capacidade de imunização de vacinas contra o COVID e avanços de estudos em andamento, contribuíram para um maior apetite a risco por parte dos mercados.

Médio prazo deve possuir menor volatilidade

Ainda que os desafios de curto prazo na Europa e Estados Unidos continuem, devido às novas ondas de coronavírus, o desenvolvimento de uma vacina prossegue com resultados de eficácia acima de 90%, e a crise da pandemia deve ter fim em 2021.

Portanto, isso traz um alívio no médio prazo para os mercados. Outro ponto que contribuiu para reduzir incertezas, foi o resultado da eleição americana. Por fim, a agenda econômica do presidente eleito Joe Biden (“Bidenomics”), limitada pelo senado, significará estímulo fiscal modesto, menor risco de regulação e políticas mais previsíveis.

Quer conferir a carteira completa do Itaú BBA? Assine o Acionista Premium e tenha acesso a todas nossas carteiras recomendadas. São 7 dias grátis para você experimentar.

Preço alvo e riscos no curto prazo

Os mercados desenvolvidos e emergentes recuperam em busca dos níveis registrados pré pandemia, a medida que as incertezas de médio prazo diminuem.

Desse modo, o Itaú BBA segue com a projeção de preço-alvo do Ibovespa para 2021 em 118.000 pontos. Enfim, os analistas destacam os riscos no curto prazo de uma realização de lucros, após as fortes altas registradas.

A principal referência do mercado financeiro

Aqui no Acionista você tem a oportunidade de ler, comparar e decidir.

Trabalhamos em prol do investidor, aproximando em apenas um local diversas opiniões, sugestões e expectativas para o mercado.

Tempo é dinheiro. Poupamos seu tempo para que você foque no dinheiro.

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte