domingo, dezembro 15, 2019

Investir como um especialista é mais fácil que você imagina

-

Enquanto o especialista se ocupa em buscar respostas e fundamentar probabilidades, muitos investidores, talvez os de primeira viagem, se ocupam em perguntar e se questionar. A bolsa já subiu muito? Será que vai cair mais? Entro agora ou espero?

Na procura pela fórmula mágica, dos 100% de acerto e do lucro garantido o investidor deixa escapar uma e outra oportunidade. O mundo é feito para quem faz, os erros e acertos ocorrem constantemente e a diferença está quando é feito. Portanto não existe uma única resposta certa ou errada para cada pergunta.

O segredo para investir como um especialista é entender que nada disso importa…

A única coisa que interessa é reconhecer os riscos e não se expor mais do que pode. Pois uma coisa é fato, ninguém pode prever o futuro. Tem guru por aí que promete resultados e altos rendimentos, mas você já parou para analisar o que muitos diziam exatamente há um ano? Eles acertaram? Bolsa com 26% de retorno no ano, Selic onde está, previdência aprovada no tamanho que foi e ações da bolsa nos níveis em que estão…

Mesmo assim, digamos que tenham acertado, será que é preciso saber tudo isso para investir?

Grande parte dos erros nos investimentos é achar que investir consiste em uma atividade complexa e 100% assertiva. Porém o sucesso do investimento vem de conseguir executar aportes financeiros constantemente, com disciplina, buscando aproveitar para comprar nas quedas; levando consigo um importante aliado: paciência. Pois nenhum grande patrimônio foi feito da noite para o dia.

No decorrer deste caminho, você verá que os bons retornos provêm de grandes empresas. Especialistas do mercado financeiro estão sempre de olho nas melhores, portanto tenha as mesmas em seu radar. Visto que não se constrói um grande patrimônio da noite para o dia, carregue estas boas empresas por bastante tempo e deixe-as trabalhar para você.

Seguindo esta simples coerência, você estará muito próximo de desempenhos iguais ou melhores que muitos especialistas em suas carteiras recomendadas. Quem investiu em Itaú ou Localiza anos atrás e teve paciência em deixar o dinheiro aplicado até os dias atuais já conseguiu multiplicar o capital em muitas vezes.

Um exemplo rápido com Itaú: investindo 100 reais por mês desde 1994, hoje seria mais de 1,1 milhão de reais.

A grande tacada aqui foi a paciência, a disciplina e a resiliência em aguentar as oscilações de cada período. Pois não é fácil conseguir se controlar durante todo este tempo, mas veja que também não é preciso de muito mais do que controle emocional para ter sucesso nos investimentos.

A volatilidade é inevitável, em momentos de carteira no negativo não significa que a estratégia esteja errada. No curto prazo, os ativos se comportam de forma aleatória, essa flutuação precisa ser questionada se foi por motivo de preço ou de fundamento. Quando o preço de uma ação cai e o fundamento segue igual (otimista), então é hora de comprar mais. Caso contrário, em mudanças de fundamentos, seja coerente em rever suas estratégias.

Sendo assim, na construção de sua carteira de investimentos, busque empresas boas para acompanhá-lo em seu processo de construção patrimonial. E tenha foco no mercado para entender se suas escolhas estão no caminho certo.

- Anúncio-

Acionista - Newsletter

 

Últimas Notícias

rapidas - Investir como um especialista é mais fácil que você imagina