Indústria de MG supera setor fluminense em valor de transformação, diz IBGE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Com preços mais altos do minério de ferro, a indústria de Minas Gerais passou a ser a segunda maior do Brasil em valor de transformação industrial (VTI) em 2019, representando 11,5% do total nacional, mostram dados da Pesquisa Industrial Anual (PIA) Empresa, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) nesta quarta-feira.

 

Minas Gerais superou o Rio de Janeiro no ranking, que representava 11,3% do valor de transformação industrial em 2019. O valor total nacional era de R$ 1,4 trilhão. No ano anterior, em 2018, os Estados respondiam, respectivamente, 11,1% e 11,4% do total nacional. O Rio já havia perdido o segundo lugar no ranking pontualmente em 2015.

 

Synthia Santana, gerente da pesquisa do IBGE, explica que o crescimento de Minas Gerais tem mais relação com o preço do minério, uma vez que houve redução do volume produzido naquele ano, em função do rompimento da barragem da mina de Córrego do Feijão, em Brumadinho. “Quase 30% do valor da transformação de Minas é de minerais metálicos. Pode ter efeito de preço”, disse a pesquisadora.

 

Na indústria fluminense, destaca-se a dependência da extração de petróleo e gás natural (33,1%) e da fabricação de coque, de produtos derivados do petróleo e de biocombustíveis (30,3%), que somam 63,4% do VTI estadual.

 

São Paulo permanece líder nacional de valor da indústria de transformação. O Estado respondia por 32,6% do VTI, perdendo 1 ponto porcentual de participação em relação a 2018. A perda de participação da indústria vem ocorrendo ao longo dos anos e tem sido explicada pela indústria automobilística.


OPORTUNIDADES EM UM SÓ LUGAR

Venha conhecer o Clube Acionista, a plataforma que reúne recomendações de mais de 60 especialistas de mercado em um só lugar. A facilidade de não precisar sair procurando por boa informação em diferentes canais. O cadastro é totalmente gratuito. Aproveite!

Você também pode acessar tudo sobre onde investir no Portal Acionista e gratuitamente pelo nosso canal do Telegram.


Estadão Conteúdo

Estadão Conteúdo

"O Estado de S. Paulo" é o mais antigo dos jornais da cidade de São Paulo ainda em circulação . Em 4 de janeiro de 1875, ainda durante o Império, circulava pela primeira vez "A Província de S. Paulo" - seu nome original.

Você pode se interessar por

Publicidade

Leia também

Tire dúvidas sobre investimentos

Últimas atualizações sobre

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão.
Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso.
Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Uma experiência completa de investimentos. Crie sua conta e acesse recomendações e análises na íntegra.

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.