Provavelmente você já deve ter ouvido falar do IGP-M, principalmente se mora de aluguel, pois este é o indicador utilizado para reajustar o valor.

Basicamente os índices de preços são indicadores econômicos ligados a inflação, portanto, ele informa o aumento dos preços e a perda do poder de compra da moeda. Por este motivo é importante entender sobre o IGP-M, pois ele é determinante para o seu dia a dia e para a hora de escolher onde investir seu dinheiro – optando por algo de qualidade que seja superior ao aumento dos preços para garantir seu poder de compra – .

IGP-M

O Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) foi criado no final dos anos 1940 para medir o movimento dos preços de forma geral, calculado todos os meses pela FGV e divulgado no final de cada mês.

O indicador é referência nas correções de preços de diversos ativos, como:

Em alguns títulos do Tesouro Nacional, depósitos bancários pós-fixados com prazo acima de uma ano, contratos de aluguel, mensalidades de escolas e universidades, algumas modalidades de seguros, determinados planos de saúde, tarifa de energia elétrica e etc.

Composição do Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M):

60% do Índice de Preços por Atacado (IPA): indicador que mede a variação dos preços no mercado atacadista, principalmente nos produtos agropecuários e industriais antes do consumo final.

30% do Índice de Preços ao Consumidor (IPC): índice que considera as despesas habituais de famílias com nível de renda entre 1 e 33 salários mínimos em 7 das principais capitais do país.

10% do Índice Nacional de Custo de Construção (INCC): indicador que acompanha a evolução dos custos do setor de construção que incluem preços de materiais, equipamentos, serviços e mão de obra.

A diferença ente IGP-M, IGP-10 e IGP-DI

São indicadores parecidos que possuem a mesma formação, contudo, a principal diferença está no período em que são coletados os dados, veja:

IGP-M: Mede a variação entre o dia 21 do mês anterior e o dia 20 do mês de referência.

IGP-10: Mede a variação entre o dia 11 do mês anterior e o dia 10 do mês de referência.

IGP-DI: Mede a variação entre o dia 1 do mês anterior e o dia 30 do mês de referência.

Pode parecer irrelevante acompanhar este índice, no entanto, um rendimento que esteja se valorizando acima da inflação é uma garantia de que seu dinheiro não perderá poder de compra com o tempo.

Portanto, pessoas que sabem acompanhar os indicadores econômico e compreendem sua importância levam vantagem na hora de escolher o melhor investimento.

Acompanhe os indicadores econômicos por aqui.

Publicidade