O Instituto de Cidadania Empresarial (ICE, Organização da Sociedade Civil, criado há 25 anos) encerrou jornada de impacto, apresentando os resultados de um projeto de cinco anos. O aporte de recursos veio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por doação, para que o ICE fomentasse o ecossistema de impacto no Brasil. E assim foi, com alcance a empresas de construção civil voltadas a moradias sociais; instituto de meteorologia, para antever acontecimentos climáticos; e recicladora, entre outras. Do total de empréstimos concedidos, 74% já retornaram ao caixa e apenas 3% do total apresentam inadimplência.

Beto Scretas, do ICE, não escondeu sua satisfação na apresentação dos resultados, dia 23 último, na sede do Instituto, que contou com presenças de associados (representantes de tradicionais famílias empresariais investidoras), empresários e do Portal Acionista. Na lógica do investimento de impacto, o BID seleciona um parceiro local (ICE, neste caso brasileiro), faz a doação (de US$ 1 milhão, no projeto em questão) e este cuida da gestão do dinheiro, que deve ser alocado em empresas efetivamente comprometidas com ações de impacto. Os recursos são disponibilizados a taxas baixas (Selic + 2% a.a.) e o seu retorno é reinjetado no ecossistema para que o dinheiro tenha várias vidas.

Quando do início do projeto, por exemplo, 100 empresas se candidataram, mas apenas uma parte, ao final, foi agraciada. A Sitawi, por exemplo, é parceira da ICE e realiza due diligence para escolha das empresas que receberão os recursos a título de empréstimo (desde que aprovados ainda por um comitê). O BID liberou o dinheiro em 2017 e, desde então, foram fomentados os negócios. Destes, 11 pagaram integralmente suas parcelas, 2 parcialmente e 3 nenhuma ainda.  O Instituto tem relatório pronto, a quem interessar, sobre esta prestação de contas.

“Alavancamos negócios e geramos histórias individuais”, ilustrou Beto Scretas, ao anunciar os cases da Vivenda, com Fernando Assad (que entrou, via internet, do México); Diogo Tolezano, da Pluvi.on; Erich Burger, da Recicleiros; além de Amane Dias, da Sitawi.  Para o investidor de papéis de renda fixa e variável, que acompanha o Portal Acionista (incluso o Clube Acionista), uma dica: acesse o site Sitawi.net que ali encontrará oportunidade de fazer investimentos de impacto a partir de R$ 10,00 — isso mesmo, 10 reais. É esta uma forma de contribuir com um país mais sustentável.