Preocupadas com suas reputações e riscos legais, algumas empresas estão optando por não divulgar suas metas climáticas, ou divulga-las minimamente praticando o Green Hushing ou Silencio Verde.

Uma tendência inusitada, já que vem na contramão do velho conhecido exagero do Green Washing ou maquiagem verde, que tem a marca do excesso das divulgações que supervalorizam as metas e conquistas.

Segundo um professor de marketing e sustentabilidade da Universidade de Surrey, no Reino Unido, Xavier Font, o Green Hushing pode ser definido como: “A minimização deliberada de uma organização sobre suas práticas de sustentabilidade por receio de parecer menos competente ou por trazer algum tipo uma consequência negativa”.

O termo ganhou destaque em outubro de 2022 quando a South Pole, uma consultoria suíça de financiamento de carbono observou essa tendência que chamou de silencio verde, após pesquisa com 1200 empresas autodeclaradas “emissoras pesadas” em 12 países,

Segundo a Consultoria, aproximadamente 25% dos entrevistados não estavam divulgando suas conquistas integralmente, minimizando-as ou se calando totalmente. A Bélgica ficou no topo da lista com 41% das empresas praticantes do Green Hushing. Estas empresas estabeleceram metas liquidas zero, mas não divulgam as conquistas, e nem tem planos de divulga-las. Elas acreditam que o silêncio vale mais. Que há pouco valor na exposição dos avanços em contrapartida aos muitos riscos em abrir suas metas climáticas.

Segundo especialistas, o que motiva as organizações ao silencio verde são:

1)    Elas não querem ser chamadas de incompetentes se ficarem aquém das metas declaradas

2)    Elas não querem ser acusadas de praticarem o Green Washing ou maquiagem verde, se a percepção for de que inflaram suas conquistas. 

O relatório da South Pole classifica o “Silencio Verde” como “preocupante”, porque a publicação de ações verdes tem o poder de inspirar outras organizações, mudar mentalidades, vencer resistências e incentivar as abordagens colaborativas.

Então onde está o ponto ideal para a divulgação ESG?

A organização deve achar o ponto de equilíbrio da sua comunicação com as partes interessadas, e calcular sobre o que compartilhar, como compartilhar, quando e quanto compartilhar.

Compartilhar demasiadamente ou seletivamente, ou então manter silêncio será uma escolha especifica para cada situação, e não há uma solução única para todos os momentos. Mas uma coisa é certa, a única escolha que não vai funcionar é não dizer nada nunca. Motivos não faltam para uma boa comunicação, na medida certa. Alguns desses motivos são: 

  • A comunicação de sustentabilidade não consiste apenas em relatórios ESG. A organização deve integrar suas estratégias de comunicação em várias plataformas para chegar as todas partes interessadas. E nesse processo, o mais importante sempre será a transparência.
  • As iniciativas de sustentabilidade requerem a adesão das partes interessadas, incluindo funcionários, clientes e a comunidade local. E o sucesso dessas iniciativas ficarão comprometidos se faltar comunicação e transparência.
  • Além disso, optar pelo silencio verde também aumentará o risco de perder a atração de novos investimentos já que muitos investidores dependem de relatórios ESG detalhados, precisos e confiáveis.
  • As partes interessadas pressionam para que as empresas possam ser responsabilizadas por seus compromissos. Preferem o “progresso real” em vez da “perfeição fabricada”, principalmente se a perfeição for resultado de uma minimização dos esforços, ou de um silêncio seletivo.

Para encerrar – Nem Green Washing, nem Green Hushing, apenas a verdade clara e consistente. Se assim agir, a organização não cometerá erros que possam comprometer sua reputação e consequentemente derrubar sua pontuação ESG.

Fontes:

https://www.savemoneycutcarbon.com/learn-save/what-is-green-hushing-and-is-it-a-problem/

https://www.fastcompany.com/90858144/what-is-green-hushing-the-new-negative-sustainability-trend-explained

https://www.thecorporategovernanceinstitute.com/insights/lexicon/what-is-green-hushing/

https://www.forbes.com/sites/forbesagencycouncil/2023/03/27/green-hushing-wont-solve-your-problem-with-sustainability-communication/?sh=658d811c1ff3

https://ericblock3.com/2023/03/12/what-is-green-hushing-the-new-negative-sustainability-trend-explained/

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