O mercado financeiro brasileiro observa os dividendos das empresas como um importante indicador de saúde financeira e atratividade para investidores. Após a divulgação dos resultados do segundo trimestre de 2024 (2T24), uma nova onda de otimismo apareceu na bolsa. Além disso, se observarmos no detalhe, diversas empresas distribuíram seus lucros ao longo deste semestre.
Conforme dados da Bolsa, no segundo trimestre de 2024, foram distribuídos R$ 38,06 bilhões em dividendos entre as empresas fora Petrobras e Vale; já ambas pagaram R$ 37,56 bilhões. Em comparação com o mesmo período de 2023, sem contar as duas gigantes, tivemos um crescimento de 3,7%.
Dessa forma, sinalizando uma estabilidade no pagamento de dividendos, mesmo em um cenário econômico desafiador. Além disso, esse foi o maior valor já registrado para um segundo trimestre desde 2020, destacando um crescimento contínuo nos últimos anos.
Outra referência importante está no histórico anual das distribuições, pois, historicamente, o segundo semestre do ano apresenta aumento dos rendimentos em relação ao primeiro do mesmo ano. Assim, indicando que podemos presenciar uma grande onda de dividendos em 2024.
Perspectivas para o segundo semestre: a grande onda de dividendos
Historicamente, o segundo semestre apresenta um volume de dividendos superior ao do primeiro, com uma mediana de 31% maior nos últimos quatro anos. Portanto, se essa tendência se mantiver, 2024 pode registrar um recorde histórico de dividendos distribuídos pelas empresas listadas na B3.
Diante desse cenário, os investidores podem adotar duas estratégias:
Primeiramente, diversificar o portfólio com ações de empresas que consistentemente pagam dividendos, como forma de garantir uma renda passiva estável. Para saber quais são as empresas basta acessar a área recomendações Dividendos do Clube Acionista e ver a lista completa.
Segundo, o grande movimento pode proporcionar um duplo ganho para o investidor: valorização e rendimentos. Assim como, acompanhar de perto as empresas menores com capacidade de recuperação e potencial de crescimento nos pagamentos futuros pode turbinar a sua carteira.
Portanto, mesmo em meio aos desafios econômicos, o mercado de dividendos no Brasil mostra resiliência e oportunidades. Assim, para tomar decisões mais embasadas e estratégicas explore o Clube Acionista com os relatórios de diversas fontes em um só lugar e filtro de recomendações para maximizar seus retornos.
Cadastre-se gratuitamente agora e tenha chance de fazer escolhas inteligentes e garantir seu sucesso financeiro.