Em um cenário de constantes mudanças econômicas e volatilidade nos mercados, os gestores de fundos multimercados têm a oportunidade de buscar diferentes estratégias e ativos para obter retornos atrativos. Conhecidos por sua flexibilidade, permitindo que os especialistas aloquem recursos em uma ampla gama de ativos, incluindo ações, renda fixa, moedas, commodities e derivativos.

Dessa forma, levando em conta as diferentes possibilidades, os Fundos Multimercados de Previdência se tornam ótimas alternativas para o investidor explorar. Pois além de considerar cenário macroeconômico atual, você pode contar com os benefícios tributários, ausência de come-cotas, sucessão patrimonial, complemento da aposentadoria e flexibilidade no ativo.

Estratégias lucrativas com Fundos Multimercados

Em um cenário macroeconômico em constante mudança, os gestores de fundos multimercados podem adotar estratégias diversificadas para se beneficiar de diferentes condições de mercado. Alguns profissionais podem se concentrar em oportunidades de valorização de ações, buscando empresas subvalorizadas ou com potencial de crescimento em setores específicos. Outros podem optar por estratégias macro, aproveitando tendências globais, como variações nas taxas de juros, câmbio e indicadores econômicos.

Dessa forma, quando estamos em períodos de maior incerteza, a adoção de estratégias mais defensivas, como a alocação em ativos de renda fixa ou moedas consideradas mais seguras é um possibilidade. Por outro lado, em momentos de otimismo e maior apetite ao risco, podem buscar ativos mais voláteis e com potencial de retorno mais elevado. Ou seja, com ações de empresas de tecnologia ou investimentos em mercados emergentes.

Assim, você pode perceber que nesta categoria os gestores de fundos multimercados têm a capacidade de ajustar estratégias de acordo com as condições de mercado. Podendo realizar movimentos táticos, realocando recursos entre diferentes ativos e setores, com base em suas análises e expectativas. Sob o mesmo ponto de vista, quem é aderente a essa modalidade precisa entender que a aplicação é de médio e longo prazo. Fazendo todo o sentido observar a categoria de Fundos de Previdência com estratégias macros.

Onde é possível investir pensando em multimercados e previdência?

Conforme o relatório Top Funds Prev do BTG Pactual, os analistas comentam sobre quatro fundos que consideram interessantes para o atual cenário. O Absolute Vertex Prev Access FIC FIM vem apresentando ótimos rendimentos com as aplicações em bolsa americanas e bolsa brasileira. Já na parte de dólares aproveitou a queda com posições vendidas na moeda. “Para o mês de julho, o fundo aumentou de forma significativa as posições em bolsa americana. Na bolsa local, houve um pequeno incremento de posição. Em juros não vemos grandes assimetrias, seja no mercado local, seja no externo Já em moedas, a principal posição é venda de CNH”, afirmam os analistas do BTG.

Outro fundo de previdência citado é o Kapitalo K 10 Global BP Prev FIC FIM, que também está aproveitando os movimentos de Bolsa e câmbio. Atualmente, conforme os analistas do BTG “mantiveram a posição vendida na prata e compras em petróleo e no ouro. Zeraram as posições vendidas no milho, em PGMs e no café. Adicionaram uma venda na soja e compras no açúcar e no farelo de soja Mantiveram a posição comprada no Ibovespa e a vendida no DAX Adicionaram uma venda no Russel”.

Diferente dos citados acima, o fundo Legacy Capital BS Prev FIM ganha destaque com as posições aplicadas em juros. Por outro lado, estão sofrendo com algumas posições vendidas. No relatório os analistas disseram que os gestores “seguem com posições long /short em bolsa externa, defendendo, com o índice, a carteira, concentrada em empresas de alta qualidade e que apresentam boa perspectiva de crescimento de lucros. Passaram à exposição liquida comprada em bolsa brasileira, mirando o bom momento da economia e os efeitos da queda dos juros nos ativos”.

Por fim, a estratégia macro da Ibiuna ST Prev Access FIC FIM CP é defendida como boa opção para investir. Detendo como principal posição no fundo a modalidade de renda fixa no Brasil, com posições aplicadas em juros. Já na renda variável, o fundo está com pouca exposição comprada no Ibovespa e algumas estratégias táticas em busca de alfa via posições long-short não direcionais.

Deseja conhecer mais os produtos de previdência oferecidos pela BTG Pactual? Conheça a plataforma e garanta o benefício do Clube Acionista por aqui.

Diversificação é a principal vantagem

Uma das principais vantagens dos fundos multimercados é a diversificação. Pois ao investir em diferentes classes de ativos, os gestores podem buscar reduzir o risco e maximizar o potencial de retorno. Dessa forma, trazendo enormes benefícios quando tratarmos este tema pelo ponto de vista da previdência.

A flexibilidade desses fundos permite aproveitar as oportunidades em diferentes cenários econômicos, ajustando as posições conforme necessário. O risco está justamente na estratégia do profissional que se expõem aos diferentes mercados. Portanto, é essencial entender as estratégias adotadas pelo gestor e estejam confortáveis com os riscos envolvidos antes de investir nesse tipo de fundo.

Caso tenha alguma dúvida, você pode entrar em contato comigo por aqui. Afinal, buscar orientação de profissionais irão auxiliá-lo(a) na tomada de decisões informadas. Fundos Macros têm à sua disposição um amplo leque de possibilidades para buscar retornos atrativos em um cenário macroeconômico em constante mudança. Através da diversificação e flexibilidade, podem explorar oportunidades em diferentes classes de ativos e estratégias, ajustando suas alocações conforme as condições de mercado evoluem.

Publicidade

Investir sem um preço-alvo é acreditar apenas na sorte