O come-cotas é, basicamente, uma antecipação do imposto de renda retido na fonte das aplicações realizada no fundos de investimentos.

No come-cotas, a cobrança do IR ocorre semestralmente, nos meses de maio e novembro, sempre sobre o rendimento acumulado no período. O valor a ser recolhido é calculado automaticamente pelo administrador do fundo e é descontado diretamente do valor das cotas do investidor.

Como funciona o come-cotas

Come-cotas é o nome atribuído à antecipação no recolhimento do imposto de renda em diversos tipos de fundos de investimentos (como aos de renda fixa e citados acima e os multimercados). Neste sentindo, considera-se necessário considerá-los na hora de investir, pois possivelmente, no longo prazo, pode apresentar impactados consideráveis.

Assim, o sistema reduz semestralmente cotas dos fundos em alíquotas de 15% a 20%. Estando presente em todos os fundos classificados de longo e curto prazo, como os cambiais, renda fixa, bem como os multimercados. A cobrança seguirá uma tabela regressiva, de acordo com o tempo de aplicação.

Come-cotas para Fundos de Curto Prazo:

Até 180 dias: 22,5%;

181 a 360 dias: 20,0%.

Come-cotas para Fundos de Longo Prazo:

Até 180 dias: 22,5%;

181 a 360 dias: 20,0%;

361 a 720 dias: 17,5%;

721 dias ou mais: 15,0%.

Para entender um pouco mais sobre onde encontrar bons investimentos altamente recomendados, veja por aqui.

Vantagens e Desvantagens

Entre as vantagens do come-cotas, podemos citar a simplificação do processo de recolhimento do imposto, a redução da burocracia e a possibilidade de investir em fundos de maneira mais prática. Por outro lado, uma desvantagem é que essa antecipação pode afetar a rentabilidade dos investimentos, já que o valor das cotas é reduzido pelo desconto do imposto.

Assim, é importante destacar também que nem todos os fundos de investimento estão sujeitos ao come-cotas. O imposto é aplicado somente sobre fundos que possuem mais de 50% de sua carteira em ativos financeiros sujeitos à tributação de IR, como renda fixa e fundos imobiliários. Fundos de ações, por exemplo, não são sujeitos ao come-cotas.

Em suma, o come-cotas antecipa o imposto de renda retido na fonte. Aliás, com prazos definidos, ocorrem em períodos de seis meses (maio e novembro no último dia útil de cada mês). Portanto, na prática, haverá uma redução no número de cotas equivalente ao percentual do imposto sobre os rendimentos.

Veja outros conceitos importantes em nosso glossário! Confira por aqui.

Publicidade