Grandes mestres e pensadores nos ajudam a entender com mais profundidade as inovações, suas origens e fronteiras. Na visão de Peter Drucker, considerado o pai da administração “Todas as inovações eficazes são surpreendentemente simples. Na verdade, maior elogio que uma inovação pode receber é haver quem diga: Isto é óbvio! Por que não pensei nisso antes?”.

Já Clarice Lispector, escritora e jornalista ucraniana naturalizada brasileira, destaca um fator de extrema importância sobre simplicidade, que segundo Drucker, é a principal característica das inovações. Ela diz: “Que ninguém se engane, só se consegue a simplicidade através de muito trabalho”. Ou seja, só é possível inovar com muito trabalho e dedicação.

Se a inovação significa transpor fronteiras, o primeiro passo para se chegar a ela, é demarcar fronteiras. E o segundo é trabalhar duro para superá-las. Mas surgem 2 novos passos primordiais que é simplificar e demarcar novas fronteiras. Parece simples, mas na prática é muito desafiador para as empresas, que são organismos vivos e respondem conforme as percepções de seus diferentes players internos que criam o que chamamos de “Cultura” da empresa.

Todas as inovações eficazes são surpreendentemente simples

Entendemos a sustentabilidade como uma nova fronteira de inovação com base no pensamento de C.V. Prahalad, autor de vários livros e artigos de gestão, quando diz “Empresas inteligentes tratam a sustentabilidade como uma nova fronteira de inovação”. Não considerar sustentabilidade e inovação como novos condutores para as estratégias das empresas é no mínimo preocupante.

Portanto, a cultura da empresa para a inovação, passa seguramente pela compreensão de cenários futuros que envolvam tecnologia, recursos e demandas.

As práticas sustentáveis serão o pavimento deste caminho de sucesso. Estar atento as demandas ambientais e sociais, os estilos de vida e de bem-estar que as novas gerações criam será determinante para demarcar fronteiras e seguir os passos da inovação. Se o seu negócio não for inovador o suficiente para atender as demandas que se configuram em cenários futuros, esteja certo que seu concorrente será.

Artigo publicado originalmente no Linkedin, 2019 – https://www.linkedin.com/pulse/sustentabilidade-como-uma-nova-fronteira-de-inova%25C3%25A7%25C3%25A3o-marilena/

Sobre BISA Certifica:

Benchmarking Inteligência Sustentável – BISA é resultado do aprimoramento do Programa Benchmarking Brasil que ganhou inteligência para otimizar os recursos técnicos gerenciais de avaliação, certificação e comparabilidade das melhores práticas de sustentabilidade. Com o incremento das novas tecnologias somado a um colegiado de especialistas de vários países, BISA ganha robustez na gestão das boas práticas e passa a fornecer um conjunto de serviços e dados para que as organizações possam conduzir seus negócios em alinhamento com as agendas ESG (Environmental, Social, and Governance) e SDG (Sustainable Development Goals). Saiba mais em www.bisacertifica.com.br