terça-feira, dezembro 10, 2019

FIIs – Setor de Logística mostra sinais de retomada na atividade

-

Por: Relatório BB Investimentos

O setor de Logística mostra sinais de retomada na atividade por meio da redução na vacância e aumento no preço do metro quadrado.

O mercado brasileiro de galpões logísticos conta com aproximadamente 21 milhões de m²; com os estados de São Paulo (59%) e Rio de Janeiro (11%) concentrando a maior parte do mercado.

Apesar de ter sido fortemente impactado durante a última crise doméstica; a retomada gradual do crescimento econômico vem contribuindo para que o setor de galpões logísticos apresente melhoria nos níveis de vacância e sustentação dos preços por m². No longo prazo, o principal driver de crescimento do setor reside no incremento das plataformas de e-commerce; portanto sustentadas pela mudança nos hábitos dos consumidores e pela intensificação da estratégia de omnichannel das empresas varejistas.

Nesse sentido, a necessidade das companhias de integrarem seus estoques dos canais físicos e online, e prestarem um atendimento cada vez mais ágil; são fatores que contribuem para o aumento na demanda por galpões logísticos nas principais regiões metropolitanas.

Em nossa carteira, privilegiamos os FIIs de logística cujos ativos estão localizados dentro (ou próximos) de grandes centros urbanos em estados como SP, RJ e MG.

Ressaltamos, ainda, que o setor de galpões logísticos é comumente caracterizado por contratos atípicos de aluguel, sem previsão legal mínima. Isso não significa que os contratos não tenham validade, mas sim que os mesmos são geralmente mais longos, o que pode resultar em uma maior estabilidade e um menor risco de vacância.

Fonte: Revista Buildings, Colliers, E-bit, Euromonitor, BB Investimentos Research

CONFIRA AS RECOMENDAÇÕES DE FII DA BB INVESTIMENTOS

- Anúncio-

Acionista - Newsletter

Últimas Notícias

rapidas - FIIs - Setor de Logística mostra sinais de retomada na atividade