Publicidade

FIIs: primeiro trimestre resiliente, o que esperar para o futuro?

Imagens Canva

Depois de um espetacular fim de ano e um otimismo estratosférico no início de janeiro, o Ibovespa não empolgou no primeiro trimestre de 2024. O Ibovespa fechou março em leve queda de -0,71% e segue destoando de outros mercados no ano. Entretanto, o Ifix registrou alta de 1,43%, aos 3408,15 pontos, e pela quarta vez consecutiva renova sua máxima, impactado principalmente pela forte performance dos fundos de perfil high yield. Logo, os Fundos Imobiliários, FIIs, seguem considerados seguros dentro da Renda Variável. 

Conforme Leonardo Garcia, analista do Trix, o primeiro trimestre de 2024 foi marcado por uma notável resiliência dos FIIs. para ele, apesar do contexto desafiador, com o avanço do dólar, o aumento das curvas de juros futuros e a inflação acima das projeções, o mercado de FIIs demonstrou robustez.

 “Durante esse período, foram registradas captações bilionárias, diversas novas operações foram realizadas e os fundos conseguiram apresentar bons resultados, como o GARE, fundo da Guardian, que firmou com outro fundo da casa o compromisso de aquisição referente a 20 imóveis de renda urbana, e 1 ativo logístico, totalizando o valor de R$ 843 milhões”, diz.

Os analistas da Genial também destacam essa resiliência: 1T24 para os FIIs mostra uma classe bastante resiliente carregando a sequência positiva de 2023. “Das maiores 10 altas da história, 9 vieram dos últimos 10 meses, deixando para trás o disparate de dezembro de 2019 que, agora, figura na sétima posição quando marcou seus 3197,58 pontos, em um momento pré-pandemia, onde a taxa de juros era de 4,5%”. comentam.

Análises e recomendações

BTG Pactual destaca o TRXF11

O time do BTG Pactual está realizando parte dos ganhos obtidos nos fundos de recebíveis e incluindo o TRX Real Estate FII (TRXF11) na carteira. Este fundo foi criado em outubro de 2019 com o objetivo de adquirir e desenvolver imóveis de perfil de varejo para serem alugados por meio de contratos atípicos de longo prazo. Possui 57 imóveis distribuídos nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. 

“Do ponto de vista dos locatários, o fundo hoje possui maior exposição ao Assaí Atacadista (ASAI3) e ao Pão de Açúcar (PCAR3), duas empresas que lideram o mercado de varejo brasileiro e que têm apresentado melhoras operacionais significativas ao longo dos últimos trimestres, como o aumento de margens e de redução da alavancagem”, comentam os analistas.

Recomendações: Alterações na carteira para abril: redução de posição em KNCR11 (1,5%), KNSC11 (1,5%), BTCI11 (1,0%) e HGLG11 (1,0%); e aumento de posição em RBRR11 (1,5%); e inclusão de TRXF11 (3,5%).

Genial segue otimista para abril

“Seguimos otimistas em relação ao nosso posicionamento, que mescla estratégias de ganho de capital e renda recorrente”, afirmam os analistas da Genial para um aperspectiva de abril.

Conforme a análise do time, o IFIX mantém seu patamar de 3400 pontos e não recua depois da valorização expressiva de dezembro de 2023 quando a curva de juros fechou.  De acordo com seus analistas, outras narrativas complementares ao ano de queda de taxa de juros são a tributação de fundos exclusivos e offshores no Brasil e restrição de CRIs e CRAs em companhias não relacionadas aos setores originalmente do imobiliário e do agronegócio, “que podem estar surtindo efeito e sustentando o IFIX trazendo mais fluxo para a classe de FIIs como uma alternativa de ativos isentos”.

Recomendações: HGRE11;LVBI11;BTCI11;RBRR11;TRXF11;KNCR11;PLCR11;HGLG11; VCJR11; RBRF11; KNIP11; BTCI11; VILG11; MALL11

Carteira do BB fica acima do Ifix

Segundo relatório do BB Investimentos, embora o IFIX tenha apresentado uma performance surpreendente em março (+1,43), a carteira Renda variou +1,78%, enquanto a carteira Ganho de Capital avançou +2,43%. “Assim, recuperamos o desempenho inferior registrado no mês passado e acumulamos alta de 5,12% e 4,06% no ano, respectivamente, bem acima do IFIX que variou +2,92%”, afirmam os analistas.

 Para o mês de abril, eles mantêm inalteradas as indicações em ambas as carteiras (renda e ganho), “mas buscando manter as recomendações alinhadas às respectivas estratégicas”.

Sobre o cenário econômico, o BB diz que não há clareza sobre o início do ciclo de cortes de juros nos EUA e, no Brasil a atividade forte e a inflação de serviços bastante resiliente têm refletido em um tom mais conservador por parte do Copom, que deixou em aberto o ritmo de cortes após a reunião de maio. 

“Vale mencionar que, apesar do tom mais conservador, o COPOM adotou um discurso de que “não houve alteração substancial” no cenário, enquanto o IPCA-15 segue com trajetória descendente na visão 12 meses. No dado mais recente, de março, o IPCA-15 apresentou variação de +0,36%, ficando acima das projeções do mercado de +0,32% (Broadcast), mas recuando em relação ao mês de fevereiro (+0,78%)”, comentam.

Desta forma, com números mais comportados, de acordo com os analistas do BB, a projeção do mercado é de que os juros encerrem 2024 a 9%, reforçando, assim, ainda um cenário positivo para o mercado de FIIs. 

Recomendações: Renda – RZTR11; TGAR11; KISU11; XPSF11; PLCR11; RECR11; VGIP11; XPCI11. Ganho – MFII11; BPFF11; HGFF11; RBRF11; RBRL11; RZAT11; BCRI11  VISC11.

Itaú diminui fundos atrelados em CDI para abril

O Itaú BB optou por alterar, marginalmente, os pesos dos fundos que estão no portfólio recomendado, diminuindo a exposição a fundos de ativos financeiros indexados ao CDI.  Segundo seus analistas, essa mudança mexe apenas nos pesos dos fundos que já compõem o portfólio, ou seja, a seleção de nomes continua a mesma. 

“De forma direta, reduzimos a participação no KNCR – fundo de ativos financeiros indexado ao CDI e aumentamos o peso do KNIP11. Com a alteração, nosso portfólio continua a ter 60% de exposição a fundos de tijolo e 40% de exposição a fundos de ativos financeiros.” 

Além disso, seguem otimistas com o mercado de galpões logísticos e avaliam que os ativos de maior qualidade técnica e os mais bem localizados “devem sofrer pouco com a nova oferta de estoque, assim como aconteceu nos últimos trimestres”.

Assim, os analistas do Itaú mantêm uma perspectiva otimista para o mercado imobiliário no médio e longo prazo. Mesmo considerando o atual patamar da taxa de juros, avaliam que os fundos imobiliários continuarão com uma boa relação de risco/retorno em comparação a outras classes de ativos. 

“No entanto, incertezas em relação ao cenário político, além dos riscos fiscais brasileiros, podem trazer volatilidade no curto prazo. Precisamos acompanhar de perto o movimento na curva longa de juros, que vem ditando o ritmo do mercado”, comentam.

Recomendações: HGCR11, KNCR11, KNHY11, KNIP11, BRCO11, KNRI11, LVBI11, PVBI11, RBRP11, HGRU11, HSML11 e XPML11.

Acompanhe as principais recomendações dos FIIs

Publicidade

Este post está disponível na íntegra no Clube.Acionista

Picture of Cátia Chagas

Cátia Chagas

Editora e produtora de Conteúdo do Portal Acionista e Clube. Foco em mercado de capitais; empresas e ESG. Atua também em Jornalismo de Produto (certificada pelo Knight Center for Journalism in the Americas). Jornalista graduada PUCRS; Especialização em Comunicação Política pela UNISC; MBA em Comunicação e Marketing para Mídias Sociais na Universidade Estácio de Sá; Especialização em Gestão e Governança Corporativa aplicada a práticas ESG. Com passagem pelos veículos G1RS; GZH e Grupo Sinos.
Picture of Cátia Chagas

Cátia Chagas

Editora e produtora de Conteúdo do Portal Acionista e Clube. Foco em mercado de capitais; empresas e ESG. Atua também em Jornalismo de Produto (certificada pelo Knight Center for Journalism in the Americas). Jornalista graduada PUCRS; Especialização em Comunicação Política pela UNISC; MBA em Comunicação e Marketing para Mídias Sociais na Universidade Estácio de Sá; Especialização em Gestão e Governança Corporativa aplicada a práticas ESG. Com passagem pelos veículos G1RS; GZH e Grupo Sinos.

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria, quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão. O conteúdo da publicação pode conter elementos de texto gerados por inteligencia artificial. Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso. Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Mais destaques

RBRR11 no radar das recomendações; veja se vale a pena

O RBRR11 é o fundo imobiliário de papéis High Grade da RBR Asset Management. Tem o objetivo de investir em papéis com boa qualidade de crédito e boas garantias. A carteira de CRIs é composta por 40 ativos: 12% deles são indexados ao CDI e 88% à inflação, com taxa

Investir em BDR de ETFs: oportunidade de ter retorno corrigido em dólar

Já publicamos que a economia dos EUA continua mostrando um ritmo de crescimento sólido, acompanhado de uma inflação mais volátil, mas que segue em trajetória de desaceleração. O Fomc, comitê do FED, segue no processo de construir a confiança para iniciar o ciclo de ajuste do posicionamento da política monetária

Bull Market: As 10 empresas mais valorizadas do momento

O Bull Market é um ranking gratuito para identificar as Top 10 empresas mais valorizadas desde suas mínimas. Dessa forma, consideramos o valor mínimo atingido no intervalo de 1 ano (52 semanas) em relação ao preço atual. Em suma, Bull Market é um termo utilizado por investidores de Bolsa de Valores.

Libere todas as recomendações para investir

Mais lidas

Libere todas as recomendações para investir

Esse site usa cookies para personalizar o conteúdo, propagandas e acompanhar o tráfego de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.