Os analistas do BTG Pactual,  frente a esse cenário mais desafiador e observando as movimentações recentes dos FIIs, reforçaram “a necessidade de adotar critérios mais seletivos nas alocações”. Segundo eles, há preferência pelos fundos que apresentam um perfil mais conservador, “seja por meio da alocação em ativos de crédito, que naturalmente apresentam menor volatilidade e dividendos estáveis e mais elevados, ou por meio de ativos de tijolo que apresentem exposição a contratos atípicos”.

Rebalanceamento dos FIIs para a sequência do ano

Para julho, os analistas fizeram um “rebalanceamento estratégico” nas  posições de FIIs de recebíveis e uma redução de exposição ao segmento de lajes corporativas. O objetivo disso é de aumentar os percentuais alocados em fundos de recebíveis indexados ao CDI e em ativos de tijolo que possuam exposição a contratos atípicos, como galpões logísticos e renda urbana, “dado que esses segmentos tendem a apresentar maior estabilidade em seus dividendos e menor volatilidade”.

A carteira recomendada do BTG apresentou queda de 1,10% em junho, e o IFIX registrou queda de 1,04% no mesmo período. No ano, a carteira registra alta de 1,06%, e o IFIX sobe 1,08%.

MyCap também ajusta a carteira

A MyCap espera no segundo semestre um ajuste de expectativas, mais próxima a realidade, uma vez que se começou  o ano na esperança de corte de juros americano para o 1S24, o que não ocorreu. 

“Nesse momento temos a abertura da curva de juros, impactando a performance dos FIIs de forma geral, mas principalmente no segmento de tijolos, e nesse cenário o fundos de papel passam a ter maior atratividade.”

Alterações para julho:

Movimentos dentro de alguns dos principais fundos de shoppings, tendo o XPML11 adquirindo o pacote de 6 shoppings da Syn. O VISC11 concluindo a aquisição de 6,2% do São Luiz Shopping, e o memorando referente a aquisição do Shopping Center RioSul não está mais em vigor. O também HSML11 realizou reavaliação patrimonial dos ativos do fundo, “o que gerou variação positiva de 13,6% na cota patrimonial em relação a maio 2024”.

Você investe em FIIs? Então você precisa saber o que diversas casas e analistas recomendam. Não perca nada, assine o Clube Acionista por aqui. Chegue na frente!