A Fundação Getulio Vargas (FGV) divulgou que a expectativa de inflação dos consumidores brasileiros para os próximos 12 meses recuou 0,3 ponto percentual em maio, para 4,8%, retornando ao mínimo valor da série histórica. Em relação ao mesmo mês do ano anterior, houve redução de 0,6 ponto percentual.

“Após o susto com a aceleração dos preços dos alimentos no final de março e abril; a expectativa de inflação dos consumidores volta ao menor nível da série histórica. Esse resultado é reflexo tanto de um cenário atípico de deflação de alguns dos principais itens; quanto da expectativa do mercado de valores cada vez menores para a inflação oficial (Ipca). No entanto, como nesses tempos de crise as famílias têm concentrado seus gastos em itens de maior necessidade, por exemplo os alimentos; cuja inflação tem permanecido significativamente acima do Ipca fazendo com que as perspectivas para os próximos meses sejam de uma inflação muito acima da projetada pelo mercado”, afirma Renata de Mello Franco, Economista da FGV IBRE.

Em maio, 10,8% dos consumidores projetaram valores abaixo do limite inferior da meta de inflação (2,5%), a maior parcela desde julho de 2018 (14,0%), quando o limite inferior da meta de inflação era 3,0%. Por outro lado; a proporção de consumidores projetando acima do limite superior da meta de inflação (acima de 5,5%) para 2020 diminuiu de 35,9% para 32,1%.

Na análise por faixas de renda, todas as famílias diminuíram suas expectativas medianas para a inflação nos 12 meses seguintes. Para as famílias com renda até R$ 2,1 mil houve queda de 6,2% para 5,8% enquanto para as famílias com renda acima de R$ 9,6 mil suas expectativas retornaram ao patamar mínimo histórico (4,0%) após cair 0,1 p.p.

Confira os principais destaques das empresas

A principal referência do mercado financeiro.

Aqui no Acionista você tem a oportunidade de ler, comparar e decidir.

Trabalhamos em prol do investidor, aproximando em apenas um local diversas opiniões, sugestões e expectativas para o mercado.

CONHEÇA AS NOSSAS ASSINATURAS

Publicidade

Clube Acionista

A maior cobertura para impulsionar sua carteira de investimentos

Agendas

Saiba quando as empresas vão pagar antes de investir.

Análises

Veja análises dos bancos e corretoras em um só lugar.

Carteiras

Replique carteiras dos bancos e corretoras para investir com segurança.

Recomendações

Descubra a média de recomendações de empresas e fundos.

Clube Acionista

A maior cobertura para impulsionar sua carteira de investimentos

Agendas

Análises

Carteiras

Recomendações

Comece agora mesmo seu teste grátis