Um trimestre desafiador, Ibovespa negativo em 2024 e a revisão de cenário está contratada. O Brasil teve o 1º trimestre de 2024 turbulento, com o principal índice da bolsa brasileira acumulando perdas significativas e extremamente volátil. Enquanto os mercados globais testemunharam um desempenho notável. Neste cenário, alguns motivos por trás desse descompasso podem ser destacados mostrando que a microeconomia e macroeconomia podem se descorrelacionar.
Enquanto os mercados globais comemoravam um 1º trimestre robusto, o Brasil ficou para trás, registrando uma queda acumulada no ano de -5,08%, passando de 132.696,63 pontos no dia 2 de janeiro e alcançando 125.946,09 dia 12 de abril de 2024 .
Em resumo, podemos citar quatro fatores principais para esse desempenho aquém: posicionamento extremamente otimista no Brasil no 4º trimestre de 2023, situação fiscal ainda não resolvida, ruídos políticos empresas relevantes como Petrobras (PETR4) e Vale (VALE3), e uma temporada de resultados do 4T23 menos otimista do que o esperado.
Mesmo assim, apesar das revisões de cenário, os analistas da XP seguem acreditando em um Ibovespa aos 149 mil pontos, isso representaria uma alta potencial de aproximadamente 19% até o fim do ano.
Potenciais de Crescimento apesar dos desafios
Apesar dos desafios, o Brasil está passando por mudanças estruturais positivas que podem contribuir para seu desempenho futuro. O índice MSCI Brasil cada vez mais diversificado se torna atrativo para o investidor estrangeiro, os indicadores de lucratividade estão melhorando (na média das empresas), e o país mostra avanços em questões ESG. Além disso, a inclusão de empresas específicas em bolsas estrangeiras e o crescimento de fundos excluindo a China podem aumentar o peso do Brasil em mercados emergentes.
Portanto, aos investidores, o momento pode representar uma oportunidade de entrada. Conforme diversos analistas, os setores cíclicos domésticos estão entre os mais citados. Com sinais de melhoria na temporada de resultados e perspectivas com os cortes de juros que ao menos chegará próximo do um dígito. Dessa forma, mantendo a luz no fim do túnel para quem busca oportunidades na renda variável.
Quer saber quais as recomendações para investir na Bolsa? Veja as análises e sugestões conforme diversos analistas no Clube Acionista, por aqui.