Publicidade

Resultados Trimestrais das Empresas: Por que acompanhar os balanços?

Data da publicação

O portal Acionista.com.br aproxima investidores, informações e investimentos com conteúdos atualizados diariamente sobre o mercado financeiro e as companhias abertas nos diferentes meios digitais – website e redes sociais.

Data da publicação

As empresas listadas na Bolsa de Valores divulgam seus desempenhos na famosa temporada de Resultados Trimestrais. Em suma, é o momento ao qual ocorre todos os anos, onde as empresas de capital aberto abrem um pouco de tudo que está acontecendo para seus acionistas e ao mercado.

Definitivamente, é uma época ideal para conhecer com mais detalhes cada negócio. Assim, decidir sobre o que fazer e onde investir.

Como resultado, é possível saber mais sobre diversos detalhes:

  • A saúde financeira;
  • As análises e perspectivas de cada analista;
  • A visibilidade sobre os desafios;
  • As possibilidades no curto prazo;
  • Os objetivos de médio e longo prazo.

Veja com mais detalhes

  • A importância dos Resultados Trimestrais
  • Os principais objetivos da análise dos balanços
  • Os dados essenciais nos relatórios
  • Os exemplos de movimentações no curto prazo
  • Os três (3) dicas para ajudar nas temporadas

Importância dos Resultados Trimestrais das Empresas

A temporada de resultados é quando se divulga números e desempenhos. Dessa forma, informações que irão permitir investidores decidirem onde ganhar dinheiro.

Ao mesmo tempo, enquanto divulgações ocorrem, diversos analistas opinam sobre cada resultado. Simultaneamente, servindo de guia para investidores gerais comparar cada sinalização.

Dessa forma, os relatórios avaliam diversos detalhes:

  • Os possíveis impactos;
  • As estimativas Futuras;
  • A evolução do negócio;
  • A conclusão final.

Conforme diversos relatórios, todo analista divulga como conclusão final a recomendação de comprar, manter ou vender. Bem como, o “preço alvo” ou “preço justo”.

Portanto, nesta época, os preços das ações costumam apresentar maior volatilidade e determinados padrões de comportamento. Sejam eles para baixo ou para cima.

Pois trata-se de uma época que envolve muitas expectativas, avaliações e revisões de projeção.

Os anúncios informam se a empresa correspondeu com o esperado. Bem como, se está evoluindo ao longo dos trimestres. Logo, permite entender de forma mais clara e objetiva os fundamentos da empresa.

Principais objetivos da análise dos balanços

Esta época é importante para balizar como estão as empresas. Pois permite acompanhar se elas seguem em linha com as projeções, justificando o investimento.

Conforme o consenso de mercado, comparar entre diversas opiniões de especialistas é uma alternativa ideal para todo investidor. Pois, muitas vezes, não basta só olhar para o relatório. Mas sim, é preciso avaliar entre outras opiniões e pontos de vista.

Lembrando que efeitos macroeconômicos (até políticos) são capazes de influenciar nos resultados. Por isso, cada profissional pode proporcionar uma forma diferente de observar o resultado.

Logo, observar a opinião dos especialistas, também é uma forma de perceber os riscos. Pois nem sempre a validações são unanimes, servindo de alerta para o o investidor.

Dados essenciais nos relatórios

Busque dentro dos relatórios avaliar e comparar. Ou seja, entre períodos anteriores ou entre concorrentes:

  • O Lucro Líquido;
  • O Faturamento;
  • Os gastos;
  • O crescimento de receitas;
  • As margens operacionais; 
  • O retorno sobre o capital investido; 
  • O Endividamento.

Exemplos de movimentações no curto prazo

Veja alguns movimentos nos preços das ações que podem ocorrer no curto prazo:

  • Os números superando as expectativas.

Dessa forma, o preço das ações tendem a se valorizar.

Contudo, se o resultado já era esperado a ação pode cair por conta da especulação de dia anteriores. A famosa frase “sobe no boato e cai no fato”.

  • Os números abaixo das expectativas.

Assim, as ações estarão sujeitas a cair. 

Publicidade

A cobertura completa para atrair bons investimentos

Por exemplo…

Se uma empresa reverte lucro por prejuízo no período, a frustração do mercado pode levar as ações caírem. 

Por outro lado, se uma empresa que já vinha dando prejuízo, desta vez mostra que o decréscimo não foi tão grande como o anterior, pode gerar alguns movimentos de otimismo. 

O lado oposto também pode se aplicar. Isto é, se uma empresa que vinha dando bons lucros passar a divulgar que o lucro no período foi inferior, as ações tendem a reagir.

Historicamente surpresas positivas podem gerar até 3% de oscilações em alguns casos. 

E mais

Ações de empresas de menores tendem a reagir de forma mais intensa aos resultados inesperados.

Isto é, negócios que estejam mais depreciados também apresentam maior retorno com as “surpresas”, do que ações que já estejam mais apreciadas. 

Principais Múltiplos: 

  • P/L (preço por lucro);
  • P/VPA (preço por valor patrimonial). 

Cuidado! Resultados trimestrais fracos não significa empresa ruim.

O desempenho abaixo do esperado nem sempre significa que a empresa é ruim. Desse modo, reforçamos acompanhar diversas as opiniões e projeções para a empresa. Aliás, dependendo do negócio, pode ser uma oportunidade para comprar.

Sob o mesmo ponto de vista, se um negócio é bom mas o preço caiu, pode ser uma oportunidade para comprar mais barato. Acreditando nas medidas para reverter os resultados nos próximos trimestres.

Três dicas para ajudar você em época de resultados das empresas

  • LUCROS

Em síntese, no fim do dia, o investidor só quer uma coisa: lucros!

Corra atrás dos bons desempenhos.

  • DIVERSIFIQUE

A volatilidade é inevitável. Portanto, toda flutuação precisa ser questionada. Descubra se foi por motivo de preço ou de fundamento.

Quando o preço cai e o fundamento segue igual (otimista), então é hora de comprar mais. Por outro lado, quando há mudanças, reveja suas estratégias.

  • TEMPO

Entenda que as coisas demoram. Isto é, investimentos bons precisam de tempo para se materializar.

Portanto, pense no longo prazo como a linha de frente de seus objetivos. Acompanhe os movimentos para fazer os ajustes.

Acima de tudo, o caminho dos lucros no mercado de ações é seguida pela boa diversificação. Alinhada através de empresas de qualidade e com níveis de riscos que se defendem.

Em conclusão, o segredo está em quanto dinheiro você destina para os papéis. Sejam eles mais seguros e menos seguros.

Nossa sugestão quanto a isso é: proteja-se antes de se arriscar.


Potencial e Preço-Preço Alvo você encontra no Raio X Empresas

A transparência para as suas decisões. Através de diversas análises, no Clube Acionista você encontra tudo em um só lugar.

Conheça a plataforma que reúne as ideias de diversos especialistas de mercado em um só lugar.

No Raio X Empresas, você encontra as três principais Agendas que todo investidor deveria acessar:

  • Resultados Trimestrais;
  • Assembleias;
  • Dividendos.

Portanto, a facilidade está em não precisar sair procurando por boa informação. E, acima de tudo, encontrar o que mais importa por aqui.

APROVEITE!

Autor

O portal Acionista.com.br aproxima investidores, informações e investimentos com conteúdos atualizados diariamente sobre o mercado financeiro e as companhias abertas nos diferentes meios digitais – website e redes sociais.

Informações + Recomendações de investimentos em um só lugar

Compartilhe esse post nas suas redes!

Você pode se interessar por

Publicidade

Leia também

Publicidade

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão. Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso. Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Publicidade
Publicidade

Esse site usa cookies para personalizar o conteúdo, propagandas e acompanhar o tráfego de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.