Conforme análise da Genial para maio, o cenário para os ativos brasileiros continua extremamente complexo devido às novas perspectivas para a condução dos juros globais. “Nesse contexto, mantemos uma postura conservadora, mas estamos atentos às oportunidades que possam surgir, considerando um ambiente técnico favorável, caracterizado por baixa alavancagem do mercado e preços atrativos. Estamos prontos para adotar uma postura mais agressiva, caso o mercado permita”, afirmam seus analistas.

Ainda há muitas incertezas, especialmente em relação à trajetória dos juros nos EUA, a evolução dos conflitos no Oriente Médio, o desempenho econômico da China e a condução da política fiscal no Brasil, segundo eles. “Esses fatores continuam a influenciar as decisões de investimento e demandam uma vigilância constante do cenário global e local.”

Postura conservadora com ativos brasileiros: Ainda não está bom para o investidor 

Até o momento, 2024 não tem sido um bom ano para o investidor local, com mais um mês de fraco desempenho para os ativos domésticos, segundo análise da Genial. 

“As empresas de menor capitalização se destacam negativamente, performando pior em meio às expectativas de uma necessidade de juros maiores tanto no Brasil quanto globalmente. A forte alta do Vix, também conhecido como índice do medo, e a abertura dos juros nos EUA não tiveram impactos ainda mais negativos nos mercados globais devido à temporada de balanços ainda positiva nos EUA. Isso proporcionou um contrapeso à política monetária contracionista. Contudo, o grande perigo desse cenário é a possibilidade de surgirem resultados mais fracos pelas empresas americanas, o que poderia agravar a situação atual.”

O cenário macro pode influenciar seus investimentos. Saiba o que os analistas projetam para maio no Clube Acionista. VEJA POR AQUI.

Publicidade

10 ações que contrariam o que muitos estão fazendo