Explorando a Vale

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Ações mais recomendadas

A empresa a ser explorada hoje é a Vale (VALE3), que é uma das maiores companhias de mineração e metais do mundo, se destacando principalmente no minério de ferro e níquel. Ademais, também se destaca pelo mercado ter grande expectativa de um alto pagamento de dividendos nos próximos anos.

A Vale

A Vale é uma das maiores companhias de mineração e metais do mundo, com base na capitalização de mercado. Além disso, a empresa também é um dos maiores produtores mundiais de minério de ferro e níquel.

Também produz pelotas de minério de ferro, minério de manganês, ferroligas, carvão metalúrgico e térmico, cobre, metais do grupo da platina (PGMs), ouro, prata e cobalto.

A Vale está atualmente envolvida na exploração mineral greenfield em 5 (cinco) países. Ademais, também opera um grande sistema de logística no Brasil e em outras regiões do mundo, incluindo ferrovias, terminais marítimos e portos, que estão integrados às suas operações de mineração.

Além disso, a Vale possui um centro de distribuição para o suporte de entrega de minério de ferro ao redor do mundo. Por fim, a empresa também possui investimentos nos setores de energia e siderurgia, diretamente e por intermédio de coligadas e joint ventures.

O Objeto Social

O objeto social da Vale consiste em:

(i) realizar o aproveitamento de jazidas minerais no território nacional e no exterior, através da pesquisa, exploração, extração, beneficiamento, industrialização, transporte, embarque e comércio de bens minerais;

(ii) construir ferrovias, operar e explorar o tráfego ferroviário próprio ou de terceiros;

(iii) construir e operar terminais marítimos próprios ou de terceiros, bem como explorar as atividades de navegação e de apoio portuário;

(iv) prestar serviços de logística integrada de transporte de carga, compreendendo a captação, armazenagem, transbordo, distribuição e entrega no contexto de um sistema multimodal de transporte;

(v) produzir, beneficiar, transportar, industrializar e comercializar toda e qualquer fonte e forma de energia, podendo, ainda, atuar na produção, geração, transmissão, distribuição e comercialização de seus produtos, derivados e subprodutos;

(vi) exercer, no País ou no exterior, outras atividades que possam interessar, direta ou indiretamente, à realização do objeto social, inclusive pesquisa, industrialização, compra e venda, importação e exportação, bem como a exploração, industrialização e comercialização de recursos florestais e a prestação de serviços de qualquer natureza; e

(vii) constituir ou participar, sob qualquer modalidade, de outras sociedades, consórcios ou entidades cujos objetos sociais sejam, direta ou indiretamente, vinculados, acessórios ou instrumentais ao seu objeto social.

As Vantagens Competitivas

É impossível falar da Vale sem citar algumas de suas vantagens competitivas mais fortes, sendo elas:

Minério de ferro de alta qualidade

A Vale é reconhecida por possuir um minério de ferro de excelente qualidade e, em um mundo com a necessidade por produtos de ferro de alta qualidade, a empresa se beneficia com maiores preços e uma preferência por seus produtos.

Baixo custo de caixa

Isso significa na prática que, mesmo em um cenário onde o preço de sua principal commodity tenha grandes quedas, a Vale ainda conseguiria gerar lucro para seus acionistas, por ser uma das produtoras com menor custo caixa do seu segmento.

Então, a empresa conseguiria atravessar as dificuldades em um cenário de preços baixos muito melhor que seus concorrentes.

As Estratégias

Segurança e excelência operacional

A Vale está comprometida em lidar com os efeitos do rompimento da Barragem I, com três iniciativas principais: (a) assistência às vítimas e recuperação das áreas afetadas, (b) determinação das causas do rompimento da barragem e (c) prevenção de acidentes adicionais através da adoção dos mais altos padrões técnicos e da descaracterização acelerada de todas as barragens a montante;

Plano de reparação de Brumadinho. Fonte: Vale Day.

Novo pacto com a sociedade

A empresa se diz comprometida com uma abordagem abrangente de sustentabilidade e segurança, estabelecendo um legado social, econômico e ambiental positivo nos locais em que opera e indo além de impostos, projetos sociais e reparações em Brumadinho.

Em 2019, a Vale revisou as metas de sustentabilidade que estabeleceu em 2018, em consonância com as Metas de Desenvolvimento Sustentável (MDS) da Agenda 2030 das Nações Unidas, visando adotar metas ainda mais ambiciosas.

Foco em ser sustentável. Fonte: Vale Day.

Maximizar a qualidade no minério de ferro

No negócio de minério de ferro, a Vale está comprometida em fornecer as margens mais altas possíveis nas circunstâncias atuais, gerenciando a extensa cadeia de suprimentos e portfólio de produtos flexíveis para lidar com restrições de produção no curto prazo.

Assim, a Companhia buscará constantemente uma melhor realização de preços, com base em ajustes em seu portfólio de produtos de acordo com a demanda do mercado e a otimização da cadeia de suprimentos.

Além disso, a empresa está focando a sua linha de produtos para captar as tendências do setor, melhorando a qualidade e a produtividade, controlando custos, fortalecendo nossa infraestrutura de logística ferroviária, portuária e de navegação e centros de distribuição, e fortalecendo o relacionamento com os clientes.

A carteira diversificada de produtos de alta qualidade, forte estratégia de marketing técnico, logística eficiente e relacionamento sólido e duradouro com os principais clientes tendem a ajudar a Vale a superar os desafios imediatos e alcançar esse objetivo;

Foco em produtos de alta qualidade. Fonte: Vale Day.

Transformação de metais básicos

Em vista de uma potencial trifurcação nos mercados de níquel, nos mercados de aço inoxidável (Classe II), bateria de veículo elétrico (sulfato de níquel) e aplicações de alto valor (Classe I), a empresa adotou uma nova estratégia comercial para seu negócio de níquel, que inclui:

a) preservar e restaurar sua participação de mercado nos segmentos de alto valor, através da recuperação de sua participação no mercado de níquel da classe 1 superior (ligas de níquel) e do aumento da presença nos mercados de níquel da classe 1 inferior; e

(b) manter a opção do portfólio de produtos para um possível aumento na demanda de baterias de veículos elétricos, por meio de sua presença contínua no mercado mundial de ferroníquel classe 2 em todo o mundo e uma redução em sua exposição a produtos intermediários.

Transformação do níquel. Fonte: Vale Day.

Disciplina na alocação de capital

A Vale tem o objetivo de manter seu balanço sólido. Em 2019, a Companhia continuou seu processo de desalavancagem e alcançou um nível de dívida líquida de US$ 4,880 bilhões em 31 de dezembro de 2019.

O capital será alocado de maneira disciplinada, o que será essencial para que a empresa possa lidar com os efeitos do rompimento da Barragem I.

Em março de 2020, levando em consideração o forte balanço patrimonial e a necessidade de garantir o financiamento de capital, diante do aumento dos riscos apresentados pela pandemia do COVID-19, a Vale atraiu US$ 5 bilhões em suas linhas de crédito rotativo.

Foco na mudança e alocação de capital. Fonte: Vale Day.

Os Principais Riscos

O rompimento da Barragem I em Minas Gerais afetou adversamente os negócios, condição financeira e reputação da Vale;

A Companhia é ré em vários processos judiciais nos quais os autores reclamam quantias significativas a título de danos e outras medidas contra a empresa resultantes do rompimento, e outros processos e investigações adicionais podem ser iniciados no futuro;

Alguns ativos permanecem restritos como resultado de ordens judiciais, e ativos adicionais podem ser bloqueados no futuro;

Após o rompimento da barragem, foram suspensas várias operações, o que impactou adversamente e pode continuar a afetar a produção e fluxos de caixa da Vale. Como consequência dessas suspensões, pode ser preciso comprar minério de ferro e pelotas de minério de ferro no mercado para honrar as obrigações nos contratos comerciais existentes da Companhia, o que pode aumentar seus custos gerais e afetar negativamente seus negócios e condição financeira;

Pode ser preciso fazer investimentos ou ajustes nas operações não afetadas pelo rompimento da barragem para aumentar a produção, mitigar o impacto nas operações suspensas ou cumprir requisitos de segurança adicionais;

Fluxos de caixa reduzidos e maiores passivos podem afetar adversamente a capacidade da Vale de pagar dividendos ou fazer outras distribuições aos seus acionistas. É válido destacar que imediatamente após o rompimento da barragem, o Conselho de Administração da Vale determinou a suspensão da Política de Remuneração aos Acionistas.

Os Principais Números

P/LP/VPAMargem LíquidaDividend
Yield (12m)
ROEDívida Líquida
/EBITDA
33,09 2,63 53,39% 9,07% 7,95% 0,66

Não se assuste, vamos explicar os indicadores para você:

Preço/Lucro é o múltiplo que indica o número de anos que o investidor receberia de volta o capital investido, considerando que os lucros se mantivessem constantes;

Preço/Valor Patrimonial por Ação indica quantas vezes o mercado está pagando pelo Patrimônio Líquido da empresa;

Margem Líquida indica o quanto a empresa teve de lucro sobre sua Receita Líquida.

Dividend Yield indica quanto a empresa pagou de dividendos em relação ao preço atual nos últimos 12 meses.

ROE é a Rentabilidade sobre o Patrimônio Líquido, ou seja, quanto de lucro a empresa teve em relação a seu patrimônio.

Dívida Líquida/EBITDA é quanto tempo levaria para pagar a dívida líquida da empresa (Bruta – Caixa) considerando o EBITDA atual. Normalmente, esse indicador é saudável quando ele é menor que 3.

Os indicadores da Vale mostram uma companhia que não é exatamente uma barganha, entretanto, as perspectivas para a empresa no curto e médio prazo são com certeza excelentes, devido à alta demanda de minério de ferro e os preços da commodity estarem acima de média. Portanto, em um futuro próximo, existe a expectativa de uma grande geração de caixa da empresa.

A Vale é a empresa mais recomendada pelos analistas nas nossas Principais Ações do Mês, além de também estar presente em nossas Principais Dividendos do Mês, o que significa que temos diversas casas de análise e corretoras analisando esse ativo em nossas Carteiras Recomendadas.

A opinião dos analistas

Os analistas do BTG Pactual gostam da história de transformação da Vale nos últimos anos, que tem sido notável, marcando o renascimento de um gigante da mineração. Além disso, acreditam que as ações da companhia estão inegavelmente baratas sob qualquer métrica de análise.

A Guide Investimentos ressalta o foco do management no controle de custos, além da contínua redução de capex e endividamento, o que contribuem para um maior pagamento de proventos, trazendo importante remuneração aos acionistas.

Os especialistas da Necton destacam a possibilidade de pagamento de dividendos extraordinários, dado a forte geração de caixa da Vale, ausência de investimentos relevantes no curto-médio prazo e baixo endividamento bancário.

Quer conferir as teses completas? Acesse as Carteiras Mensais e veja o que cada corretora e casa de análise tem a dizer sobre a empresa.

Então, compro Vale?

Isso é você quem tem que decidir, mas obviamente estamos aqui para te ajudar.

A nossa plataforma de carteiras recomendadas é a mais completa do país, possuindo relatórios, análises e recomendações de mais de 15 equipes de analistas das principais corretoras e bancos do país.

Acesse as nossas Carteiras Recomendadas, confira a opinião dos analistas sobre a Vale e tome sua decisão apoiada pela maior cobertura do mercado financeiro.

Ficou com alguma dúvida? Aproveite o nosso formulário para enviar algum feedback, sugestão de pauta, críticas ou qualquer tema do seu interesse. Nós vamos te ouvir!

Receba conteúdos diariamente por e-mail

Acionista

Acionista

O portal Acionista.com.br aproxima investidores, informações e investimentos com conteúdos atualizados diariamente sobre o mercado financeiro e as companhias abertas nos diferentes meios digitais – website e redes sociais.

Você pode se interessar por

Publicidade

Receba notícias pelo Telegram

Leia também

Tire dúvidas sobre investimentos

Últimas atualizações sobre

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão.
Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso.
Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.