A empresa a ser explorada hoje é a AES Brasil (TIET3; TIET4 e TIET11), que é uma empresa geradora de energia elétrica 100% renovável. A empresa se destaca por ser uma das melhores pagadoras de dividendos da bolsa brasileira, além de ter uma excelente gestão operacional.

A AES Brasil

A AES Brasil é uma empresa que investe há mais de 20 anos no Brasil e é uma geradora de energia elétrica 100% renovável do país, com classificação ESG nível “A” no MSCI, um dos principais ranking de avaliação a resiliência de uma empresa a riscos ESG.

Com uma capacidade instalada operacional e em construção que somam 3,7 GW de energia exclusivamente renovável, seu portfólio é composto por fontes hidráulica, eólica e solar, com plantas localizadas nos Estados de São Paulo, Bahia e Rio Grande do Norte, além de um pipeline em análise com capacidade para mais 3,0 GW.

Sua posição estratégica se destaca das demais geradoras por constituir um veículo de crescimento em energia renovável, com investimento contínuo na expansão de seu parque gerador, bem como no desenvolvimento de novas tecnologias e produtos inovadores, complementares ao seu posicionamento no mercado de energia.

Da comercialização da energia gerada por suas usinas ao desenvolvimento de soluções de energia renovável de pequeno e grande porte, a AES Brasil se apresenta como viabilizadora da integração da sustentabilidade aos negócios de seus clientes.]

Áreas de atuação da AES Brasil. Fonte: RI da empresa.

Operações

A Companhia tem 2.658 megawatts (MW) de potência instalada hidráulica. São doze usinas hidrelétricas localizadas nas regiões central e noroeste do Estado de São Paulo. Cinco delas – Barra Bonita, Bariri, Ibitinga, Promissão e Nova Avanhandava – ficam no rio Tietê, que corta o estado no sentido leste-oeste, com 1.100 quilômetros de extensão. Essas usinas foram projetadas e construídas visando ao múltiplo aproveitamento da água. Além da geração de energia, elas permitem controle de cheias, navegação hidroviária, desenvolvimento da piscicultura e atividades de recreação, entre outros usos.

A usina Água Vermelha, com 1.396 MW de potência instalada, é a maior hidrelétrica da companhia, respondendo sozinha por 59% da energia assegurada total da empresa. Está localizada no Rio Grande, na divisa entre os Estados de São Paulo e Minas Gerais.

Há outras três hidrelétricas no rio Pardo – Caconde, Euclides da Cunha e Limoeiro – e mais uma no rio Mogi Guaçu, também denominada Mogi Guaçu.

Da fonte eólica, a Companhia tem 386,0 MW de capacidade instalada, oriunda do Complexo Eólico Alto Sertão II. São quinze parques eólicos localizados no Estado da Bahia que compões o Complexo.

Por fim, de fonte solar, a AES Brasil possui 294,1 MW de capacidade instalada, oriunda dos Complexos Solares Guaimbê e Ouroeste. 

Fontes de energia da AES Brasil. Fonte: RI da empresa.

A Estratégia

O alinhamento entre os pilares financeiro, ambiental e social é chave na execução da estratégia sustentável da Companhia, dada a complexidade dos desafios resultantes das mudanças nos cenários climático e regulatório, e visa garantir a sustentabilidade do negócio.

Revisado anualmente, o Planejamento Estratégico da Companhia consolida a visão, metas e objetivos no horizonte de cinco anos, direcionando a geração de valor de atividades e soluções. A liderança da AES Brasil está comprometida com a disseminação da estratégia para todos os colaboradores, assim como o engajamento de suas equipes em torno dos projetos que viabilizarão o crescimento de sua capacidade de geração de energia e diversificação de seu portfólio de fontes, reduzindo sua exposição ao risco hidrológico.

Dentre as principais estratégias, destacam-se:

Promover Inovação: desenvolvimento e implementação de novas tecnologias;

Reduzir riscos: diversificar a receita e mitigar a exposição ao risco hidrológico por meio de projetos não-hidráulicos;

Ampliar opções: alavancar a estratégia de comercialização para apoiar o crescimento dos novos serviços energéticos e estruturar uma governança enxuta para aumentar a velocidade das transações; e

Excelência operacional: buscar garantir perfeita operação dos ativos sob gestão da empresa, assim como a integração dos novos ativos à plataforma da Tiete, alavancando sinergias operacionais e ganho de escala.

As Vantagens Competitivas

A AES Brasil possui um conjunto de vantagens competitivas que lhe permitem continuamente melhorar sua performance operacional e financeira. Essas vantagens consistem principalmente em:

  • Forte capacidade de geração de caixa;
  • Boas práticas de governança corporativa;
  • Adoção de práticas sustentáveis na condução dos negócios;
  • Prática de remuneração dos acionistas nos últimos 5 anos: pagamento trimestral da totalidade do lucro líquido;
  • Administração experiente: os conselheiros e diretores da Companhia possuem vasta experiência nos segmentos de distribuição e geração de energia elétrica, tanto no setor privado como no público;
  • Acionistas importantes e comprometidos: a AES Corporation é uma companhia líder no mercado mundial de energia elétrica com mais de 36GW de capacidade instalada (sendo mais de 8 GW de fontes renováveis) que opera ativos em 16 países, atendendo mais de 100 milhões de pessoas; e
  • Portfólio de ativos diversificado.

Os Principais Riscos

A construção, expansão e operação das instalações e equipamentos de geração de energia da AES Brasil envolvem riscos significativos que podem afetar adversamente seus negócios, resultados operacionais e situação financeira;

Eventual falha em alguns dos empreendimentos ou rompimento de barragens da Companhia pode causar danos às comunidades próximas a jusante;

A ocorrência de fatos que interfiram no bom funcionamento da UHE Água Vermelha pode vir a afetar adversamente a capacidade da empresa em gerar energia elétrica;

A AES Brasil é responsável por quaisquer perdas e danos causados a terceiros resultantes da não prestação e/ou prestação de serviço inadequado de geração de energia por suas unidades de geração, como, por exemplo, interrupções e/ou falhas;

O grau de endividamento da Companhia, bem como as disposições restritivas em seus contratos financeiros (covenants) poderão afetar negativamente a capacidade de operar o negócio da empresa e de efetuar o pagamento de suas dívidas. Qualquer inadimplemento decorrente de descumprimento de obrigações contratuais da AES Brasil nos termos de seus contratos de financiamento poderá afetá-la substancial e negativamente.

Os Principais Números

P/LP/VPAMargem LíquidaDividend
Yield (12m)
ROEDívida Líquida
/EBITDA
18,3 4,68 17,49% 6,53% 25,48% 2,33

Não se assuste, vamos explicar os indicadores para você:

Preço/Lucro é o múltiplo que indica o número de anos que o investidor receberia de volta o capital investido, considerando que os lucros se mantivessem constantes;

Preço/Valor Patrimonial por Ação indica quantas vezes o mercado está pagando pelo Patrimônio Líquido da empresa;

Margem Líquida indica o quanto a empresa teve de lucro sobre sua Receita Líquida.

Dividend Yield indica quanto a empresa pagou de dividendos em relação ao preço atual nos últimos 12 meses.

ROE é a Rentabilidade sobre o Patrimônio Líquido, ou seja, quanto de lucro a empresa teve em relação a seu patrimônio.

Dívida Líquida/EBITDA é quanto tempo levaria para pagar a dívida líquida da empresa (Bruta – Caixa) considerando o EBITDA atual. Normalmente, esse indicador é saudável quando ele é menor que 3.

Os indicadores da AES Brasil demonstram a maravilhosa empresa que a mesma é. Embora hoje não negocie a nenhuma barganha com seu P/L, seu Dividend Yield é excelente, retornando mais de 3 vezes a Selic mesmo em um ano de pandemia.

Isso também demonstra a resiliência da empresa, que conseguiu manter seus indicadores bons e retornou aos seus acionistas bons dividendos em um momento de extrema dificuldade para o país.

Quer saber mais sobre como utilizar a estratégia de dividendos? Te convidamos a conhecer a nossa Imersão Dividendos, que visa ajudá-lo a montar uma excelente carteira focada no recebimento de proventos.

Coincidência ou não, a AES Brasil é uma das nossas empresas mais recomendadas pelos analistas nas nossas Principais Dividendos do Mês, o que significa que temos diversas casas de análise e corretoras analisando esse ativo todo mês em nossas Carteiras Recomendadas.

Então, compro AES Brasil?

Isso é você quem tem que decidir, mas obviamente estamos aqui para te ajudar.

A nossa plataforma de carteiras recomendadas é a mais completa do país, possuindo relatórios, análises e recomendações de mais de 15 equipes de analistas das principais corretoras e bancos do país.

Acesse as nossas Carteiras Recomendadas, confira a opinião dos analistas sobre a AES Brasil e tome sua decisão apoiada pela maior cobertura do mercado financeiro.

Ficou com alguma dúvida? Aproveite o nosso formulário para enviar algum feedback, sugestão de pauta, críticas ou qualquer tema do seu interesse. Nós vamos te ouvir!

Publicidade

Clube Acionista

A maior cobertura para impulsionar sua carteira de investimentos

Agendas

Saiba quando as empresas vão pagar antes de investir.

Análises

Veja análises dos bancos e corretoras em um só lugar.

Carteiras

Replique carteiras dos bancos e corretoras para investir com segurança.

Recomendações

Descubra a média de recomendações de empresas e fundos.

Clube Acionista

A maior cobertura para impulsionar sua carteira de investimentos

Agendas

Análises

Carteiras

Recomendações

Comece agora mesmo seu teste grátis