Publicidade
Publicidade

Eurasia: Brasil pode ter severa crise energética, prejudicando PIB e reeleição

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
A consultoria de risco Eurásia avalia que, se não chover o suficiente para que o País volte à média histórica de precipitação, o Brasil pode ter de enfrentar uma séria crise de geração de energia elétrica em 2022, prejudicando o crescimento econômico esperado para o pós-pandemia e, consequentemente, as chances do presidente Jair Bolsonaro de conquistar um segundo mandato.

Eurásia

Nos últimos dias, o governo acendeu o sinal de alerta para o setor de produção elétrica. Com uma das piores estiagens da história do País, a preocupação dos técnicos é de que falte água nos reservatórios das usinas hidrelétricas para sustentar a demanda por energia.

 

Segundo a consultoria avalia no relatório, publicado hoje, a principal medida divulgada até então pelo governo – que é aumentar as taxas da conta de luz – pode ser insuficiente para reduzir o consumo de energia e desafogar a geração até novembro, mês em que está prevista a volta das chuvas.

 

A expectativa é de que o governo deve anunciar um acréscimo à bandeira vermelha 2 e propor uma bonificação aos clientes que voluntariamente reduzirem a demanda. Com a inflação avançando, a opção do governo foi por um aumento maior por um período mais curto. Para a Eurasia, caso falte água nos reservatórios, há a possibilidade de faltar energia no País, o que compromete o crescimento econômico e prejudica ainda mais os índices de aprovação de Bolsonaro.

 

Ruptura

 

O relatório da Eurasia também reforça que o presidente deve seguir inflamando seus apoiadores contra outras instituições, em especial, o Supremo Tribunal Federal (STF), em antecipação às manifestações do dia 7 de setembro. Nas últimas semanas, Bolsonaro tem ensaiado demonstrações de poder, como o desfile militar em Brasília, ainda que o resultado tenha sido frustrante. Sob pressão dos apoiadores para reagir a contratempos do Judiciário e Legislativo, os incentivos que existem devem fomentar ataques à Justiça e à imprensa.


OPORTUNIDADES EM UM SÓ LUGAR

Venha conhecer o Clube Acionista, a plataforma que reúne recomendações de mais de 60 especialistas de mercado em um só lugar. A facilidade de não precisar sair procurando por boa informação em diferentes canais. O cadastro é totalmente gratuito. Aproveite!

Você também pode acessar tudo sobre onde investir no Portal Acionista e gratuitamente pelo nosso canal do Telegram.

Publicidade

Os ativos mais recomendados e vantajosos no mercado imobiliário

Estadão Conteúdo

Estadão Conteúdo

"O Estado de S. Paulo" é o mais antigo dos jornais da cidade de São Paulo ainda em circulação . Em 4 de janeiro de 1875, ainda durante o Império, circulava pela primeira vez "A Província de S. Paulo" - seu nome original.

Você pode se interessar por

Acionista consome. Acionista investe.

Você consome das
empresas em que investe?

Receba notícias pelo Telegram

Publicidade

Publicidade
Publicidade

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão. Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso. Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Publicidade

Parabéns!
Cupom de Desconto Descoberto!

Cupom: BEMVINDO10

Participe do Telegram Acionista!

Receba informações do mercado financeiro gratuitamente.

Não vá embora ainda!

Conheça nosso Clube exclusivo e gratuito

Esse site usa cookies para personalizar o conteúdo, propagandas e acompanhar o tráfego de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.