Conforme o Especialista em Investimentos do Acionista, Gustavo Guerses, o ETF é investimento mais simples e barato para surfar a valorização de uma tendência. Assim, para quem deseja buscar as valorizações das Small Caps, o ETF SMAL11 está entre os mais sugeridos para investir segundo o consenso. Porém, antes é bom entender porque elas estão baratas.
Conforme a Nord, o SMLL, índice brasileiro com empresas de baixo valor de mercado, registrou valorização de +17,1% no último ano. O movimento foi impulsionado por alguns fatores positivos, como o início do ciclo de cortes dos juros no país e uma entrada relevante de investidores estrangeiros na bolsa brasileira ao longo de 2023. “Contudo, ainda que expressivo, o desempenho ficou abaixo de outros índices da B3, como o IBOV e o IDIV, que registraram altas de +22,3% e +26,8%, respectivamente.”
Dessa forma, mesmo após a alta, o índice SMLL segue negociando a múltiplos abaixo de sua média histórica, por um EV/Ebitda de apenas 6,2x (cerca de 60% ainda distante da média).
Protagonismo: ETF Small Caps (SMAL11 ) em alta nas recomendações
Conforme publicação do Valor Investe, as “small caps” são mais expostas à economia local e sensíveis ao ciclo de juros. Entre os setores da bolsa, a classe tende a ser mais penalizada durante os ciclos de aperto monetário. “Por outro lado, em períodos de taxas mais baixas e de crescimento econômico, as ações dessas companhias se beneficiam do cenário doméstico mais otimista e costumam oferecer maior potencial de retorno.”
Você também acredita nas small caps? Saiba quais os motivos das recomendações dos analistas como assinante EXCLUSIVO do Acionista.