O melhor investimento sempre será aquele que apresente baixo risco e alto retorno. Mas essa garantia está sujeita as intempéries que impactam as economias e os negócios.

Se toda empresa está sujeita as intempéries que elevam os riscos financeiros, ambientais e sociais, é lógico o entendimento da valorização daquelas que incorporam a sustentabilidade na estratégia de seus negócios com a forte tendência de minimizar tais riscos, e em alguns casos, até transformá-los em oportunidades.

Mas incorporar a sustentabilidade na estratégia de um negócio não é uma tarefa simples e nem fácil. Envolve a escuta das partes interessadas, disposição para os ajustes necessários e principalmente muita transparência na fase de transição. Ou seja, muito além das métricas e conformidades, estará o propósito, a maior força de transformação de uma empresa.

A Junxion, uma consultoria internacional especializada em transição para a economia de propósito – com escritórios em Vancouver, Toronto, Canadá, Londres – reuniu 7 pontos chaves para empresas que desejam ir além da regulação ESG e incorporar a sustentabilidade na estratégia dos seus negócios. São eles:

  1. Comece pelo topo

A responsabilidade e a ação devem começar do topo. O líder deve ser coerente com o seu discurso, e garantir que as metas ambientais e sociais sejam incorporadas às metas financeiras. Se os líderes levarem essas questões a sério, o exemplo será um forte elemento motivador em toda a organização.

  • Preencha a lacuna de conhecimento

Não se pode supor que todos os colaboradores sejam alfabetizados em questões sociais e ambientais e entendam os fundamentos da sustentabilidade. Garantir que todos entendam os conceitos básicos e tenham uma compreensão mesmo que introdutória da relevância dessas questões para o seu papel de trabalho será crucial para atingir os objetivos da organização.

  • Estabeleça um Grupo de Trabalho

Transformar uma estratégia em ação significa traduzir objetivos estratégicos em ações específicas para diferentes departamentos da empresa. Um grupo de trabalho com a participação de representantes das partes interessadas (interna e externa) ajudará a tradução da estratégia em ações distintas.

  • Incorpore a sustentabilidade em todas as funções

A realização de objetivos ambientais e sociais deve ser valorizada da mesma forma que outros objetivos do negócio. Portanto, incluir nas descrições de cargos metas e objetivos relacionados à sustentabilidade e vincular bônus ao cumprimento dessas metas relacionadas potencializará a conquista de resultados da organização. 

  • Comunique-se, Comunique-se, Comunique-se

A repetição sobre a importância da estratégia é vital para garantir que os objetivos de sustentabilidade permaneçam proeminentes entre as prioridades. Use vários canais de comunicação, garanta que suas mensagens sejam reforçadas a públicos específicos e as questões/ações específicas entendidas sempre que necessário.

  • Convença pelo exemplo

Como diz o ditado popular “o exemplo deve vir de cima e dos líderes” que devem ser coerentes com suas narrativas e discursos. Viva os valores e objetivos no dia-a-dia a fim de educar e envolver os demais.

  • E finalmente, Compartilhe Aprendizados

Compartilhe seu aprendizado sem filtros, e não tenha receio de compartilhar aprendizados de outros, com seus devidos créditos. Demonstrar determinada ação em vários contextos só ajudará a educar, envolver todos na jornada pela sustentabilidade. E quanto maior o entendimento e adesão das partes interessadas, melhor. Isso é estratégico para o seu negócio ser bem sucedido na economia de propósito.  

Diante dos imensos desafios das mudanças climáticas, da erosão social, e desigualdades que impactam os negócios e promovem a volatilidade dos mercados, a estratégia de sustentabilidade para ser efetiva deverá ser responsiva a mudanças, ou seja, dinâmica e flexível para as inúmeras transições que virão. Já o verdadeiro líder da organização resiliente (resistente as intempéries) será aquele que conseguir manter a sua estratégia fiel ao propósito da organização. A regulação pode mudar, mas os desafios e as oportunidades continuarão.   

Fontes:

Incorporando a sustentabilidade: transformando ideias em ação – Junxion

Uma introdução das divulgações ESG no espaço regulatório indiano – Parte 1 | Direito Societário da Índia (cyrilamarchandblogs.com)

Sobre BISA Certifica:

Benchmarking Inteligência Sustentável – BISA é resultado do aprimoramento do Programa Benchmarking Brasil que ganhou inteligência para otimizar os recursos técnicos gerenciais de avaliação, certificação e comparabilidade das melhores práticas de sustentabilidade. Com o incremento das novas tecnologias somado a um colegiado de especialistas de vários países, BISA ganha robustez na gestão das boas práticas e passa a fornecer um conjunto de serviços e dados para que as organizações possam conduzir seus negócios em alinhamento com as agendas ESG (Environmental, Social, and Governance) e SDG (Sustainable Development Goals). Saiba mais em www.bisacertifica.com.br