A escalada das taxas de juros desafia o setor de varejo, especialmente empresas que dependem de crédito e bens duráveis. Com a Selic em alta, o custo do capital subiu, pressionando os lucros e derrubando as expectativas de crescimento. Dessa vez, a recuperação do varejo pode ser lenta, com estimativas de retomada em até três anos.
Quem aguenta o tranco?
Empresas mais alavancadas, como Casas Bahia (BHIA3), Magazine Luiza (MGLU3) e Carrefour (CRFB3), sentem o peso do cenário de juros elevados. Por outro lado, Lojas Renner (LREN3), Vivara (VIVA3) e Grupo Mateus (GMAT3) se destacam como aqueles que possuem a resiliência financeira e balanços mais sólidos para enfrentar o problema. Em um ambiente de crédito restrito, essas companhias se tornam apostas mais seguras para os investidores.
Valuation: O que os múltiplos revelam?
Embora os preços das ações pareçam atrativos, os múltiplos de valuation mostram outra realidade. A deterioração do ROE (retorno sobre patrimônio líquido) e o aumento do custo de capital indicam que a recuperação do setor ainda depende de uma queda expressiva nos juros. Assim, analistas projetam que seria necessária uma compressão de 2,5 pontos percentuais no custo de capital para os múltiplos P/L retornarem a patamares próximos de 16x.
Ciclos passados, lições presentes
Conforme relatório do BTG Pactual, o período entre 2014 e 2016, bens duráveis, como eletrodomésticos e eletrônicos, foram os mais penalizados, enquanto supermercados resistiram melhor. O cenário atual, com um possível novo ciclo de altas, sugere que os setores de vestuário e consumo devem continuar enfrentando dificuldades.
Oportunidades no horizonte
Investidores que buscam entrar no setor de varejo devem focar em duas estratégias. Primeiramente, escolha empresas com menos dívidas, Companhias como por exemplo, Vivara (VIVA3) e Grupo Mateus (GMAT3), com balanços sólidos, tendem a navegar melhor em tempos de juros altos.
E sob o mesmo ponto de vista, diversifique com foco no longo prazo. Invista na renda fixa e outros setores de empresas resilientes que suportam melhor as incertezas. Veja melhor no Clube Acionista.
Quer fazer escolhas mais assertivas com a facilidade de saber o preço alvo e as recomendações conforme diversas casas em um só lugar?
Acesse agora e veja as listas de consenso com análises aprofundadas dos principais ativos do mercado.
Aproveite a inteligência dos dados e simplifique suas decisões de investimento!