A educação financeira é um conjunto de ações, de como investir, da melhor forma de cortar os gastos, como acumular riquezas e multiplicar seus ganhos, mas não consiste somente nisso. Porém, quando consegue acumular recursos o brasileiro que investe, investe mal, tentando sempre acertar o melhor investimento daquele momento.

“A cada nova crise e instabilidade do mercado, o investidor paga com dinheiro a sua curva de aprendizado, que ainda deve demorar alguns anos para melhorar”, afirma o Economista, Pedro Coelho Afonso.

“A ganância e falta de conhecimento são os dois elementos básicos que norteiam mais da metade dos investidores brasileiros. Isso fica evidente nos solavancos que o mercado financeiro produz e resulta em perdas. Se pergunta para a maioria dos investidores que não possuem um planejamento adequado ou assessoria especializada como foi a rentabilidade de seus ativos, muitos responderão que tiveram uma rendimento pífio ou até mesmo prejuízo”, afirma Pedro Coelho Afonso, Economista.

Educação financeira

Uma pesquisa realizada pelo Banco Central mostrou que 35% dos brasileiros assumem inadimplência em relação ao pagamento de suas contas e 56% acabam por não fazer orçamento doméstico ou familiar. O estudo concluiu que, mesmo com a intenção de equilibrar o orçamento, na prática, se comportam de forma contraditória.

“O brasileiro até hoje não aprendeu a investir e grande parte não busca assessoria de especialistas. A cada nova crise e instabilidade do mercado o investidor paga com dinheiro a sua curva de aprendizado, que ainda deve demorar alguns anos para melhorar”, finaliza Pedro.

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) realizou um estudo com 30 nações sobre as comunidades que lidam de uma pior forma com o dinheiro, o Brasil ficou na 27° posição, provando que é positiva a dificuldade do brasileiro em conseguir manter um controle financeiro.

Portanto, é necessária uma mudança na maneira como as pessoas encaram as suas vidas financeiras, entendendo que o controle é fundamental para alcançar a estabilidade.


OPORTUNIDADES EM UM SÓ LUGAR

Venha conhecer o Clube Acionista, a plataforma que reúne recomendações de mais de 60 especialistas de mercado em um só lugar. A facilidade de não precisar sair procurando por boa informação em diferentes canais. O cadastro é totalmente gratuito. Aproveite!

Você também pode acessar tudo sobre onde investir no Portal Acionista e gratuitamente pelo nosso canal do Telegram.

Publicidade