Investir em boas ações na bolsa de valores demanda de conhecer alguns indicadores fundamentalistas, como o Earnings yield. Pois proporcionam a possibilidade de ter uma visão mais ampla sobre o potencial da empresa em prol de uma decisão mais precisa e racional.

Portanto, se você visa o longo prazo, os indicadores servem para oferecer maior segurança nas escolhas. Contudo, exigem que você entenda do que se trata, levando em consideração que uma decisão deve ser tomada com base em vários indicadores em conjunto e com base em apenas um.

Earnings yield: o que é

O indicador earnings yield (EY), em português, pode ser traduzido como rendimentos dos resultados ou retorno de lucro. O objetivo é mostrar os ganhos por ação adquirida, ou seja, o quando aquele ativo oferece de ganhos ao investidor.

Este indicador se tornou popular com Joel Greenblatt, quem escreveu o famoso livro “Magic Formula” — A Fórmula Mágica de Joel Greenblatt para Bater o Mercado de Ações – explicando um método para classificar empresas e decidir onde investir. O livro, além de ser essencial para qualquer investidor, explica com excelência o indicador e como usá-lo.

Joel Greenblatt

Joel Greenblatt nasceu em 1957 e é um investidor formado em administração de empresas. A sua atuação no mercado financeiro teve início nos anos de 1980, quando ele lançou e comandou o Gotham Capital, um fundo de investimento.

Os retornos foram bastante expressivos, marcando a sua trajetória de sucesso. Com isso, em 2006 ele lançou um livro sobre investimentos: “The Little Book that Beats the Market”, que foi traduzido como “O Mercado de Ações ao Seu Alcance”.

Foi nessa obra que Greenblatt apresentou a “Magic Formula” e explicou o método. Aqui, vale destacar que ele é um investidor que foca no longo prazo, então valoriza os indicadores fundamentalistas em suas avaliações.

Como funciona o earnings yield?

Já se sabe que o EY tem o objetivo de mostrar o lucro de cada ação em relação ao preço de cotação do ativo. Para entender o seu funcionamento, saiba que ele é o inverso de outro indicador bastante conhecido: o preço sobre lucro (P/L).

O P/L busca entender o resultado da divisão do preço da ação em relação ao lucro obtido pelo negócio nos últimos 12 meses. Basicamente, isso demonstra quanto os investidores estão dispostos a pagar pelo ativo.

Por outro lado, o earnings yield mostra o retorno que será obtido por cada ação. Assim, ele tem maior relação com o potencial de retorno do ativo, sem trazer uma visão sobre o seu valuation.

Como calcular?

A fórmula matemática para calcular earnings yield é a seguinte:

lucro por ação nos últimos 12 meses / cotação atual.

Assim, o investidor precisa pesquisar os dados no mercado financeiro para conseguir aplicar o cálculo e obter o valor do índice.

Earnings yield vs dividend yield

Um ponto importante sobre o indicador é a sua diferença em relação ao dividend yield. No caso do segundo, a fórmula considera o pagamento de dividendos para entender o potencial de retorno.

O cálculo é feito da seguinte forma:

DY = dividendo por ação últimos 12 meses / cotação atual.

Assim, o DY pode ser utilizado também durante a análise fundamentalista, garantindo uma avaliação mais completa em relação aos lucros e sua distribuição.

Como analisar EY?

O ideal não é considerar apenas um indicador isoladamente na hora de avaliar as empresas. De acordo com a estratégia indicada por Greenblatt, a ideia é descobrir o EY e também o ROC (retorno sobre o capital investido).

A fórmula utilizada para o segundo indicador é:

ROC = EBIT/(Capital de Giro líquido + Ativos Fixos Líquidos).

A partir desses dois indicadores, seria possível criar um ranking, classificando as companhias da bolsa de valores conforme o resultado de cada um.

Depois, a soma entre a colocação da empresa em relação ao EY e ao ROC apresentaria a colocação final. Segundo a fórmula mágica da Greenblatt, quanto mais alta a colocação, melhor seria o investimento.

Por exemplo: aquela com menor ROC ocuparia a posição 100 e o mesmo para o earning yield, suponha que uma companhia tenha ROC 50 e EY 7, o total será 57. A partir disso, cria-se um ranking com a soma da comparação (as colocações mais altas indicam oportunidade de investimento).

Contudo, essa não é a única forma de aplicar o EY, você também pode usar outros indicadores fundamentalistas considerando os seus objetivos.

A importância desse indicador

Agora que você já sabe o que é earnings yield e como ele funciona, considere utilizá-lo para buscar empresas com bom retorno de capital, pois isso indica potencial de ganho no longo prazo.

Quando este indicador é alto e a empresa for de qualidade, possivelmente significa que a ação está barata. Pois indica que existe a tendência de que o preço das ações venham a subir para ajustar-se ao preço real com o passar do tempo. Portanto, o EY também ajuda a identificar empresas cujas ações estão abaixo de um “preço idela” com relação ao retorno.

Igualmente, lembre-se que o indicador não deve ser avaliado de forma individual. Utilize como parte de sua análise fundamentalista para auxiliar na tomada de decisão.


ENTENDA MAIS SOBRE INVESTIMENTOS

Venha conhecer o Clube Acionista, a plataforma que reúne conteúdos exclusivos para ajudar quem quer entender melhor sobre o mundo dos investimentos. Trilhas educativas para você tirar as principais dúvidas e descobrir como potencializar seus rendimentos. O cadastro é totalmente gratuito. Aproveite!

Você também pode entender mais sobre o mercado com os conteúdos diários do Portal Acionista.