Aos 20 anos, muitas pessoas dão os primeiros passos no mercado de trabalho e na gestão das próprias finanças. Trata-se de uma fase cheia de oportunidades, mas também de armadilhas. O dinheiro na juventude ajuda a aprender a cuidar, algo essencial para construir uma vida financeira equilibrada e evitar problemas como dívidas e descontrole. Conforme já dizem muito por ai “não economize o que sobra depois de gastar; gaste o que sobra depois de economizar.”
Dinheiro na juventude começa com um planejamento simples
Criar um orçamento é a base de tudo. Liste sua renda e seus gastos para entender para onde o dinheiro está indo. Outra dica importante é montar uma reserva de emergência.
Conforme diversos especialistas e planejadores financeiros, recomenda-se guardar o equivalente a seis meses de gastos mensais. Essa segurança financeira traz tranquilidade, bem como permite decisões mais racionais no futuro.
5 erros mais comuns e como evitá-los
1. Gaste Menos do que Ganha
Essa regra é simples, mas poderosa. Evite usar o cartão de crédito de forma impulsiva, pois os juros podem se transformar em dívidas difíceis de pagar.
2. Não Adie os Investimentos
Quanto mais cedo você começar a investir, maior será o impacto dos juros compostos no longo prazo. Mesmo com valores pequenos, opções como Tesouro Direto ou fundos de índice podem ser ótimos pontos de partida.
3. Diversifique Sua Renda
Ter mais de uma fonte de renda pode ser um diferencial em momentos de dificuldade. Investimentos como os FIIs e ações que pagam dividendos, freelances ou pequenos negócios podem ser alternativas.
4. Confie em Especialistas
Com tantos influenciadores financeiros por aí, nem todas as dicas são confiáveis. Prefira a orientação de analistas certificados (CNPI), bem como instituições financeiras renomadas com especialistas que seguem normas da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
5. Cuidado com as Recompensas Imediatas
Evite decisões impulsivas, como investir em promessas de lucros fáceis ou participar de esquemas de pirâmides e apostas on-line. Essas práticas podem resultar em grandes perdas e até vícios financeiros.
Onde encontrar soluções para decidir mais fácil sobre onde investir
Tomar decisões financeiras inteligentes começa com pequenos passos. E o segredo para evitar erros está na busca por informações de qualidade. Ao seguir orientações de diversos especialistas e diferentes fontes você evita armadilhas e aproveita as melhores oportunidades.
No Clube Acionista, você encontra análises de centenas de casas externas em um só lugar. Assim, com dicas práticas e diversas recomendações você pode transformar sua relação com o dinheiro!