ETFs são o segredo mais bem guardado do mercado financeiro brasileiro. Apesar de sua popularidade mundial, especialmente nos EUA, eles ainda não conquistaram o espaço que merecem nas carteiras dos investidores brasileiros. Contudo, já se nota o crescimento do interesse e o surgimento de novas modalidades nesta indústria que estão brilhando os olhos daqueles que já estão investindo na modalidade.

Os ETFs, fundos de investimento negociados na bolsa como ações, oferecem uma maneira acessível e eficiente de diversificar sua carteira. Lançado há 20 anos no Brasil, o PIBB11 da Itaú Asset foi o pioneiro, replicando as 50 ações mais negociadas da B3. Agora, com diversas modalidades disponíveis o investidor pode escolher entre ETFs de Renda Fixa, aqueles que pagam dividendos mensais, outros com foco em Small Caps e até mesmo em criptomoedas.

Então, por que tão poucos brasileiros estão aproveitando essa ferramenta poderosa?

A novidade dos ETFs parece que ainda não chegou para todos

Mesmo que acessível para qualquer investidor a modalidade ainda passa despercebida por diversos investidores. Isso torna a categoria ainda mais atrativa para quem se antecipar.

Os ETFs são negociados em Bolsa, acompanham índices de referência, mantendo todos os ativos em proporção ao benchmark. Isso os torna uma opção democrática e prática para investimentos. A tributação dos ETFs de renda variável é de 15% sobre o ganho de capital, similar aos fundos de ações, e é responsabilidade do investidor calcular e recolher o imposto quando efetuar a venda com lucro.

Publicidade

SIMULAÇÃO GRATUITA: Descubra onde investir e fazer o seu dinheiro render de verdade. Veja por aqui.

Na prática, a modalidade é ideal para quem busca investir pensando no médio e longo prazo e com interesse em minimizar seus custos de investimentos. Além disso, podem ser usados junto com outros ativos e fundos dentro do portfólio, aproveitando todas as vantagens de cada opção de investimento.

Se a agilidade, liquidez e simplicidade são suas prioridades, uma carteira composta apenas de ETFs pode ser a resposta, proporcionando diversificação e equilíbrio entre risco e retorno. Para encontrar os mais recomendados para investir basta acessar o Clube Acionista e montar a sua carteira. Aproveite agora por aqui.

Invista de forma inteligente e descubra como os ETFs podem ser a peça que faltava no seu quebra-cabeça financeiro.

Publicidade