Na hora de trabalhar com o dinheiro, muitos se confunde a diferença entre custos, despesas e investimentos. Veja o que levar em consideração de forma simples e fácil para melhor entendimento sobre o tema.
Tanto os custo quanto as despesas representam gastos e, geralmente, desembolso para pessoas e empresas. Contudo, na contabilidade de custos podemos encontrar algumas distinções entre cada temática.
O custo é considerado um gasto realizado em um processo de obtenção de bens ou serviços. Já as despesas, se trata de gastos que envolvem uma demanda necessária, seja para administração de um negócio ou acesso a algum item essencial.
Custos, despesas e investimentos
Custos
Veja alguns exemplos de custos: mão de obra direta, fabricação de materiais, mercadorias e tempo.
Despesas
Exemplo de despesas: prêmio para vendedores, salários, material interno, despesas financeiras, financiamentos e empréstimos.
Investimentos
Por fim, os investimentos são gastos com bens de uso ou de aquisição com o objetivo de retorno equivalente ou superior no futuro. Portanto, devemos observar que todo investimento envolve o desembolso que permitirá o acesso (fabricação, venda ou renda) à algo além do que o próprio item adquirido. Portanto, esta demanda não integra o cálculo dos custos e despesas por considerar que haverá retorno adicional (tangível ou intangível) dentro de algum prazo, a não ser que os relativos à sua manutenção e depreciação não sejam compatíveis projetado.