Descubra qual é a diferença entre custo médio e custo marginal. Para que você entenda com mais detalhes, você precisa saber que ambos são medidas para gastos, este que é caracterizado como todo e qualquer sacrifício financeiro.
Portanto, um custo é uma medida de gasto com o objetivo de exercer alguma atividade.
Custo médio e marginal
Considere duas perguntas:
- Quanto custa produzir uma roupa?
- Quanto custa aumentar a produção desta mesma roupa?
Por mais que ambas as perguntas se trata do mesmo item, cada uma delas envolve informações diferentes e processo importantes, principalmente para um negócio.
Conforme Nicholas Gregory Mankiw, um economista norte-americano, professor na Universidade de Harvard, onde leciona introdução à Economia, classificado como um expoente do neokeynesianismo em sua obra acadêmica. E escritor da obra “Introdução À Economia“:
“O custo médio nos dá o custo de uma unidade típica de produto se o custo total for dividido por igual entre todas as unidades. O custo marginal médio nos diz em quanto aumento o custo total em decorrência da produção de uma unidade adicional de produto”.
Custo médio
Para identificar o custo da unidade produzida, basta dividir os custo gerais pela quantidade produzida. Ou seja, o custo fixo médio é o custo fixo dividido pela quantidade produzida, assim como, o custo variável médio é o custo variável dividido pela quantidade produzida.
Portanto, o custo médio tem o objetivo de mostrar o custo da unidade.
No entanto, se você decidir mudar o nível de produção, este valor não mostrará o impacto. Para isso, você precisará saber o que é custo marginal.
Custo Marginal
O custo marginal é qualquer item que constitui o custo de se adquirir uma unidade adicional. Se uma empresa aumentar a produção de 20 para 30 itens, você precisa saber quanto haverá de adicional no custo de produção.
Neste caso, até a mão de obra pode entrar no cálculo, pois dependendo do nível de produção a demanda pode requerer a contratação de novos trabalhadores. Portanto, o custo marginal envolve o acréscimo dos custos totais de produção quando se aumenta a quantidade produzida por unidade. O indicador representa a mudança no custo total da medida de produção.
Tipos de Produtos
Produto Marginal Decrescente
O produto marginal decrescente de qualquer insumo envolve o aumento da quantidade produzida e a redução do custo marginal do produto.
Na pratica, envolve o investimento com mais trabalhadores que aumentam a produção para um quantidade que diminui o custo marginal por produto. No início, com poucas pessoas trabalhando, o acesso ao equipamento e local é limitado, porém, com o aumento de trabalhadores e espaço de armazenamento contribui para melhor uso do equipamento e aproveitamento na produção do produto.
Curva marginal ascendente
Neste caso o custo cresce conforme a quantidade produzida aumenta.
Na prática, trata-se da produção de pequenas quantidades conforme a demanda. Assim, o número de trabalhadores e a utilização de equipamentos estão em linha com a capacidade de produção, isto é, na necessidade de aumento de produção a demanda envolve aumentar equipamentos e mão de obra sem contribuição para a otimização dos custos.