Quanto você conhece sobre criptomoedas hoje? O quanto está disposto a arriscar? Vale a pena ter ganhos de mil por cento sobre o investimento? Ao mesmo tempo em que pode perder tudo? Esse é um mercado que poucos no Brasil conhecem, mas que já é rotina em diversas partes do mundo.
Se você é do tipo de pessoa que só espera ganhar sem perder. Trouxemos informações que podem te ajudar a investir num mercado que muitos ainda entendem como futuro, mas que se torna cada vez mais presente em nossas vidas.
Esse é o mercado das moedas digitais. Dinheiro real que ao mesmo tempo não existe. Pode comprar casas, grandes terras, carros de luxo e até grandes empresas. Entenda um pouco mais sobre como fazer parte desse meio ou se proteger desse futuro inevitável. Boa leitura!
Diversifique os seus investimentos
Todo mercado de ações está sujeito a sofrer oscilações. Pensando nisso, tenha sempre uma carteira variada. Basta observar os maiores investidores do mundo. Elon Musk com sua variedade de negócios. No Brasil temos Silvio Santos com seu grande número de empresas e o tanto de marcas que são divulgadas pelo “homem do baú”.
Com as criptomoedas hoje não é diferente, existe uma quantidade imensa de opções:
- Bitcoin;
- Ethereum;
- Binance coin — BNB;
- Petoverse;
- Luna;
- Shiba Inu;
- e muitas outras.
São mais de dezoito mil (18000) moedas virtuais ativas que você pode escolher, segundo o Coinmarketcap. Essa página, mostra todas as moedas oficiais e novos lançamentos. Também informa para você a cotação de cada uma em tempo real.
Os motivos que você tem para construir uma carteira diversificada são muitos. E vão muito além de aumentar seu conhecimento prático sobre o mercado de ações. Com isso você protegerá seus recursos, visto que as oscilações ocorrem o tempo todo. Enquanto uma moeda pode perder o valor, outra pode aumentar.
Guarde as suas criptomoedas hoje
Você que é um acionista, independentemente do tipo de ação que investe, até na poupança, deve ficar atento ao tempo. Sim e por tempo falamos de momentos. Não é segredo que a bolsa de valores sofre variações o tempo todo. Não há porque ser diferente com as criptos. Portanto, é algo bem básico, mas saiba quando comprar e vender suas ações.
Apesar das notícias atuais não serem das mais animadoras, o que todo grande investidor deve saber é comprar mais barato para poder vender mais caro certo? Portanto se você escolheu aportar uma moeda que tem potencial, guarde-a bem. Pode assim, manter ela estacionada em sua conta bancária ou mais protegida em alguma carteira como a Metamask Extension.
Uma certeza entre os investidores é a de que acompanhar as notícias, tanto atuais como antigas, é essencial para uma boa especulação. Por exemplo, sabemos que houve uma queda em 2018 que chegou a ser desanimadora. Também ocorreram as maiores altas de criptos em 2021.
Investimento é algo mais racional do que sentimental. O mercado nunca atua apenas como você quer. Também não quer dizer que vá deixar de atuar a seu favor. Tudo é uma questão de acertar o timing ou os momentos de movimentar suas criptomoedas.
As oscilações são frequentes. Muito se deve a ser um mercado mundial e descentralizado. Significa que você pode movimentar (comprar, vender ou guardar) em qualquer dia e em qualquer hora. Não depende de pregão e muito menos do tipo de perfil de investidor para liberar a compra.
Isso é algo útil, contudo, também transfere a responsabilidade quase que integral para quem investe. Por isso que as carteiras são criptografadas e operam com a blockchain.
Adquira conhecimento sempre que puder
Conhecimento nunca é demais certo? Pode parecer óbvio, mas este tópico é um dos mais importantes para o bom investidor. Pessoas boas e ruins estão criando criptomoedas hoje. Afinal, é um mercado muito lucrativo para um futuro não tão distante assim certo?
Se o mercado é descentralizado, então não depende nem de bancos ou corretoras? Quer dizer que qualquer um que entenda um pouco de programação e da blockchain pode criar sua própria criptomoeda? Tentar utilizá-la como meio de troca na internet, no metaverso e até no mundo real?
O que ocorre é muito simples. Como toda empresa, a criptomoeda deve ter um valor real. Geralmente as cotações são feitas com base no dólar (USDT). Assim, para que a cripto tenha algum valor, além de ser única (com protocolos criados do zero — blockchain). Isso impede a falsificação. Também tem que ter investimentos reais aplicados.
O dinheiro real determinará o quanto vale inicialmente. O restante dependerá de como é utilizada e de quanto os criadores estão dispostos a investir. Como uma empresa, todo criador de cripto espera obter lucro.
Se você escolher investir em uma “novidade”, acompanhe o site e as redes sociais dos criadores, assim poderá determinar o real potencial de lucro. Saiba quando tirar seus investimentos para o caso de alguma fraude.
Liberte-se de regras pré-estabelecidas
Pode parecer estranho um tópico como esse no mercado de ações. Calma, vamos explicar! Se o mercado das criptomoedas é descentralizado, quer dizer que, você não tem que dar cem por cento de atenção a uma suposta “nova autoridade”.
A principal “regra” da cripto é: desconfie! Sempre há alternativas de investimentos. O maior exemplo e que pode ser considerado o pai do metaverso, é o jogo Second Life. Criado com o propósito de ser uma experiência de vida em tudo que o usuário não podia fazer na vida real.
Hoje temos sistemas completos com grandes empresas e negociações feitas com dinheiro do “jogo” que pode ser trocado por qualquer moeda real. Esse tópico será abordado mais detalhadamente em publicações futuras. Apenas saiba que sempre há alternativas de investimentos que podem ser muito rentáveis.
O importante é que você saiba que seria muita hipocrisia falar em um sistema descentralizado, se você tivesse que passar a vida inteira tentando aprender as regras. Existem regras universais nas ações e na vida como: a matemática, o tempo e as leis da natureza.
Quando se fala em criptomoedas, a responsabilidade recai sobre quem investe, logo, muito depende dos seus objetivos e dos riscos que se dispõe a correr.
Comece com poucos recursos
Toda vez que você encontrar uma “novidade revolucionária”, da qual detém poucas fontes de informação. É prudente “testar” com poucos investimentos. Como explicado antes, investir é mais racional do que emocional. Todos que investem esperam ter lucros e nenhum prejuízo.
A verdade é que algum prejuízo sempre há, seja em custos ou tarifas. A ideia é minimizar as perdas e maximizar os ganhos. Assim todo mundo que quer investir deve saber de quanto se dispõe a abrir mão. Como as criptomoedas não dependem de perfil (conservador(a), moderado(a) ou arrojado(a)). Todo investimento deve ser considerado de risco.
A prudência nas criptomoedas hoje está mais na quantidade arriscada. Como houve em muitos casos, o objetivo mais atual da criptomoeda é o enriquecimento. Saiba o quanto você se dispõe a perder para poder ganhar.
Se você possui alguma boa informação ou confia nos criadores de uma determinada cripto. Mesmo assim, tenha aquela cautela de fazer uma “aposta segura”. Saiba que aquele dinheiro pode ser cem por cento perdido. Ao mesmo tempo, seus ganhos podem ser de infinitas vezes maiores que a aplicação inicial.
Com base no que foi apresentado, queremos sua preparação para esse mercado que veio para ficar. Por enquanto as oscilações das criptomoedas hoje são constantes. Muito se deve à falta de informação. Além de ser uma novidade para muitas pessoas. Contudo, é um mercado em evolução e se há uma coisa que a pandemia e a chegada do 5g nos ensina, é que estamos cada vez mais inseridos no universo virtual. Se você tem receio ou se entusiasma com as notícias, acompanhe nossas postagens.
Tem uma nova perspectiva de ações? Deseja mostrar que está por dentro das novas tendências de mercado? Tanto para clientes como para recrutadores? Compartilhe este post nas redes sociais.
Com o cupom ROJEFERSON10 você tem descontos exclusivos nas assinaturas e acesso às melhores dicas de investimentos para montar a sua carteira campeã.