Publicidade

Confiança do consumidor sobe em janeiro ante dezembro, diz ACSP

Data da publicação

“O Estado de S. Paulo” é o mais antigo dos jornais da cidade de São Paulo ainda em circulação . Em 4 de janeiro de 1875, ainda durante o Império, circulava pela primeira vez “A Província de S. Paulo” – seu nome original.

Data da publicação

A confiança do consumidor brasileiro subiu levemente em janeiro e atingiu os 75 pontos, um ponto a mais que em dezembro. É o que aponta o Índice Nacional de Confiança (INC), indicador elaborado pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paulo (IEGV/ACSP). Nenhuma região do País apresentou queda na confiança.

A pesquisa é medida de 0 a 200 pontos e afere a percepção da população sobre sua condição financeira atual e as expectativas em relação à situação futura, o que afeta o comportamento destas pessoas na hora da compra. O INC, apesar de mostrar tendência de elevação, permanece no patamar considerado pessimista (abaixo de 100).

Publicidade

Ulisses Ruiz de Gamboa, economista da ACSP, lembra que a percepção negativa das famílias em relação à sua situação financeira e de emprego ainda persiste. Ainda assim, houve melhoras.

“Observamos que aumentou a disposição do consumidor para comprar itens de maior valor, como carro e casa e bens duráveis, tais como geladeira e fogão, assim como a propensão a investir no futuro”, analisa Ruiz de Gamboa.

Os dados, elaborados pelo Instituto de Economia da ACSP, sugerem que a retomada da confiança do consumidor, junto à maior disponibilidade de crédito e aos impactos positivos do Auxílio Brasil, serão cruciais para assegurar que as vendas do varejo sigam crescendo, embora com menos intensidade.

A pesquisa ouviu pessoas de diferentes classes sociais e apontou elevação da confiança entre os entrevistados da AB e C (84 e 83 pontos respectivamente), enquanto os consumidores das classes DE permaneceram estáveis (52 pontos).

Autor

“O Estado de S. Paulo” é o mais antigo dos jornais da cidade de São Paulo ainda em circulação . Em 4 de janeiro de 1875, ainda durante o Império, circulava pela primeira vez “A Província de S. Paulo” – seu nome original.

Informações + Recomendações de investimentos em um só lugar

Compartilhe esse post nas suas redes!

Você pode se interessar por

Publicidade

Leia também

Publicidade

Advertência

Declaramos que o Portal Acionista.com.br não se responsabiliza pelas informações divulgadas neste site e qualquer outro canal, tanto referente às matérias de produção própria , quanto matérias ou análises produzidas por terceiros ou reproduzidas de links autorizados, publicados nas nossas páginas a partir de uma seleção criteriosa, porém sem garantir sua integralidade e exatidão. Matérias e  análises produzidas por terceiros são de inteira responsabilidade dos mesmos. As informações, opiniões, sugestões, estimativas ou projeções referem-se a data presente e estão sujeitas à mudanças conforme as condições do mercado, sem prévio aviso. Informamos, ainda, que o Acionista.com.br não faz qualquer recomendação de investimento e que, portanto, não se responsabiliza por perdas, danos, custos e lucros cessantes decorrentes de operações financeiras de qualquer tipo, enfatizando que as decisões sobre investimentos são pessoais.
Importante lembrar sempre: ganhos passados, não são garantia de ganhos futuros.

Publicidade

Esse site usa cookies para personalizar o conteúdo, propagandas e acompanhar o tráfego de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.