Entenda o que é Circuit breaker e como isso interfere nos seus investimentos. Basicamente, se trata de uma função de desativação no mercado em momentos de grande volatilidade.

A função do Circuit breaker

Em momentos de profunda queda dos mercados, as negociações dos ativos financeiros podem ser interrompidas por um tempo determinado. A função tem o objetivo de segurança, para reduzir a volatilidade dos mercados.

Na Bolsa brasileira, o Circuit breaker pode ser ativado em três níveis:

(1) Quando as quedas no Ibovespa atingirem 10% em relação ao fechamento do dia anterior, com a suspensão dos negócios por 30 minutos.

(2) Após o retorno das negociações, caso as perdas cheguem a 15% em relação ao fechamento do dia anterior, as transações são interrompidas por mais 1 (uma) hora.

(3) Se as duas primeiras paralizações não forem suficientes para conter o mercado e a desvalorização chegar a 20%, a B3 poderá definir quando as negociações serão retomadas.

O que fazer durante um circuit breaker?

Estes momentos são considerados bastante críticos para qualquer bolsa de valores, portanto é recomendável cautela ao investidor. No instante do circuit breaker, não há o que se fazer com relação à compra ou venda, mas sim é um momento importante para planejar e avaliar o que fazer na volta das negociações. O sugerido é a decisão seja tomada com base na prevenção do capital, uma vez que estará suscetível a grande volatilidade.

Conclusão

Na hora de investir na Bolsa de Valores, considere que se trata de uma opção de Renda Variável. Estar atento ao que acontece no Brasil e no mundo se torna essencial para acompanhar o desempenho dos negócios, pois assim será possível aproveitar e interpretar cenários aos quais você pode se favorecer.

Publicidade