O BNDES e o Bradesco esperam receber concordância dos eventuais tomadores do financiamento até o fim da semana que vem.
Segundo o Brazil Journal, o desembolso do pacote de financiamento às companhias aéreas deverá acontecer até a segunda metade de junho.
O desenho final da proposta traz mudanças importantes. A linha de R$ 10 bilhões para as três aéreas, anteriormente discutida, será agora de no máximo R$ 6 bilhões; com a Embraer elegível a US$ 500 milhões adicionais.
O BNDES tem dito repetidamente para as aéreas de que não fará desembolso sem que o mercado subscreva pelo menos um terço da dívida a ser emitida pelas empresas.
A emissão de dívida é acompanhada por warrants, que dão a seu detentor o direito de comprar ações – daqui a cinco anos e no preço de mercado do dia da emissão – da empresa que tomar dívida.
A oferta das debêntures (indexadas ao CDI) e dos warrants deve ser feita através de bookbuiding no qual o retorno máximo ao investidor deve ser fixado em CDI +14%. A subscrição das debêntures e dos warrants associados poderá ser feita pelos três grandes bancos privados, bem como por investidores institucionais.
Quanto maior interesse do mercado, menor será a diluição dos acionistas atuais.
O banco estima que cada companhia aérea poderá levantar até R$ 2 bilhões no mercado com estes instrumentos; com o BNDES dando garantia firme por dois terços da operação.
Impacto: Neutro. A sinalização de que o acordo está avançando e sendo estruturado para que seja realizado o mais rápido possível tende a ser positivo para as companhias aéreas, que precisam de liquidez de curto prazo para ultrapassar a crise sem precedentes ao setor. Por outro lado, o auxílio tenderá a ser inferior a aquele anunciado inicialmente, quando se imaginava que cada companhia ficaria com R$ 3 bilhões.
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