O otimismo latente volta no setor varejista, um dos mais impactados pela pandemia. O que se vê atualmente é a recuperação que teve seu start no final de 2023, e a melhora seguiu nos dois trimestres deste ano. Segundo o BTG Pactual, impulsionada por uma melhor perspectiva macroeconômica. No segmento e-commerce, novidades: a Best in Class Magazine Luiza (MGLU3) agora é parceira da chinesa AliExpress e com isso pode desbancar (ou tentar) o poderoso Mercado Livre (MELI34). O ringue está pronto!
Voltando ao cenário, como nem tudo são flores, essa recuperação do varejo é gradual. Isso porque, segundo o BTG Pactual, a discussão sobre a taxa Selic para 2024 permanece no centro das atenções (que pode impactar a desalavancagem das empresas) e a carga tributária deve aumentar este ano (reforma está no Senado). Ainda por cima, o segundo trimestre foi marcado por enchentes no Rio Grande do Sul e pelas temperaturas mais altas em todo o país, evidenciando os desafios sobre as tendências do setor.
Os analistas do BTG destacam cinco variáveis do desempenho do setor varejista para o segundo semestre:
- Altos custos de financiamento e o efeito sobre a demanda do consumidor;
- renda familiar e os efeitos da desaceleração da inflação;
- capacidade dos varejistas de famílias de renda mais alta de sustentar o desempenho superior;
- alta alavancagem financeira e a busca pela consolidação do setor; e
- impactos da Reforma Tributária.
Magazine Luiza firma parceria com AliExpress
O mercado, o setor varejista e consumidores foram pegos meio de surpresa com a divulgação no fim de junho, da parceria do AliExpress (do Alibaba BABA34) com a brasileiríssima Magazine Luiza (MGLU34). Os produtos do site chinês da linha “Choice” serão vendidos no Brasil por meio da plataforma de marketplace da Magalu.
De acordo com o comunicado que o AliExpress fez à época, essa linha representa o serviço de compras premium da empresa chinesa, que inclui produtos com “o melhor custo-benefício e velocidade de entrega”. A expectativa é que a parceria comece no fim deste ano, entretanto, as negociações começaram no ano passado, segundo as empresas.
Segundo a XP Investimentos, ambas as plataformas estarão sujeitas à cobrança de um take-rate pré-acordado. “Em termos fiscais, todas as compras internacionais vão aderir ao programa ‘Remessa Conforme’, estando sujeitas à taxa de imposto de importação de 20% recentemente aprovada”. Em termos de logística, a Magalu deve continuar a entregar todas as compras 1P, ou seja, venda direta para o consumidor final pela internet; enquanto os SKUs (tipo de estoque) internacionais serão tratados pelo AliExpress, modelo que pode ser revisto pela diretoria.
“Vemos o anúncio como um movimento positivo da MGLU, pois expande rapidamente o alcance da empresa nas categorias cross-border de cauda longa, ao mesmo tempo em que abre um novo canal de vendas para o 1P. Mantemos nosso Neutro em um cenário macro ainda difícil”, comentam os analistas da XP.
Além disso, eles acreditam que essa parceria sinaliza que o cenário competitivo. As perspectivas de crescimento dos marketplaces estrangeiros estão mais desafiadores no país, com a consolidação como um movimento para lidar com o imposto de importação recentemente aprovado e a chegada de Temu.
Relação “mutualística”
Para o time da Genial essa relação Magalu-AliExpress é, biologicamente falando, uma “mutualística”. “Enxergamos que o acordo traz uma relação de ganha-ganha em ambos os lados para o Magazine Luiza – tanto na visão onde o AliExpress comercializa os seus produtos Choice dentro do marketplace do Magalu, quanto na visão onde a companhia é o seller, atuando dentro da plataforma chinesa”, afirmam os analistas.
De acordo com eles, o dropshipping deve retroalimentar a cadeia de produto e fluxo de venda. “Ao disponibilizar SKU’s de ticket mais baixo, o Magazine Luiza deve aumentar a penetração de itens de cauda longa em seu marketplace à medida em que traz maior fluxo de clientes à sua plataforma, convertendo-os em venda e “margem Ebitda na veia”.
Dessa forma, conforme a visão da Genial, a Magalu será remunerada por um percentual do produto vendido, o take-rate. “Entendemos que neste ponto, o AliExpress arcará com toda a operação logística. Dessa forma, Magazine Luiza não dispenderá de custo logístico, o que traz um unit economic positivo para a varejista nacional, uma vez que toda receita comissionada é convertida em lucro operacional.”
Para os analistas da Genial, esse take-rate não deve exceder a média praticada pela empresa, em torno de 15%, segundo as estimativas. “Como o custo logístico é do AliExpress, a taxa remunerada só deveria alcançar esse patamar no caso de a plataforma chinesa investir em ADS (advertising) para melhorar o posicionamento de seus produtos no super-app do Magalu.”
Outra análise da Genial é que o units economics também deve ser positivo para o Magazine Luiza. “Atuando como seller no AliExpress, Magazine Luiza deve deixar a comissão na mesa para a plataforma chinesa e também operar a cadeia logística de entrega, o que pressionaria a margem bruta da companhia”, defendem os analistas.
Entretanto, eles ressaltam que é preciso incluir nesta conta a questão de despesas de marketing. “Apesar de enxergarmos uma pressão na margem bruta, a margem Ebitda seria compensada pela não necessidade de investimento em marketing para a venda de produtos. Com isso, nessa visão, o unit economics também é positivo e contribui para maior alavancagem operacional da companhia.”
E o inimigo? Conforme a Genial, a parceria tem potencial de elevar a competitividade do canal de marketplace para as duas empresas no setor. “Isso pode vir a ser uma futura dor de cabeça para o invicto líder do on-line brasileiro, Mercado Livre (MELI34).”
As ações da Magalu
Os papéis do Magazine Luiza (MGLU3), que subiram mais de 13% em maio e acumulam ganhos de quase 40% em 2023. Segundo a XP, o ativo MGLU3 se recuperou 78,4% desde as mínimas, mas ainda acumula perdas de 92,2% em relação às máximas alcançadas nos últimos três anos. Para alcançar essa recuperação, os papéis precisam subir mais de 620%, enquanto analistas ainda veem cenário de cautela para a recuperação das ações da empresa.
O esperado 2T24
Entre os dias 22 de julho e 14 de agosto, grandes nomes do varejo como Magazine Luiza (MGLU3), devem se destacar com a divulgação dos resultados do 2T24. Sobre Magalu e MELI, a projeção do Itaú BBA é essa:
E-commerce: Mercado Livre (MELI34) deve registrar robusto crescimento de receita de 32% anual, apesar dos desafios na Argentina. Magazine Luiza (MGLU3) mantém tendências positivas com crescimento de 15% nas vendas nas mesmas lojas e melhoria na margem Ebitda.
Mercado Livre (MELI34) sempre Top Pick
Após a divulgação dos resultados do 1T24, o BTG Pactual se reuniu com o diretor de RI do Mercado Livre (MELI34),Richard Cathcart. No encontro, os analistas do BTG, que têm o MELI como o Top Pick do segmento, pautaram os seguintes pontos: crescimento do negócio de crédito por país e qualidade da carteira (inadimplência e rentabilidade); monetização do tráfego e rentabilidade do comércio (que também envolve investimentos para impulsionar sua plataforma logística e oferecer novos serviços); e exposição da Argentina e sua contribuição de margem.
“Atualizamos recentemente nossas estimativas para o MELI, considerando os desenvolvimentos atuais e as perspectivas competitivas nos segmentos de e-commerce e pagamentos na América Latina, bem como o efeito cambial argentino. Ao todo, nossas estimativas de GMV e TPV para 2024-2027 não mudaram em relação aos nossos números anteriores, e assumimos uma margem EBIT de 17,4% em 2027 (vs. 18,4% anteriormente).”,
O BTG ainda vê a empresa argentina como vencedora nos segmentos de e-commerce e pagamentos na América Latina. “Assim, embora permaneçamos conservadores na exposição ao e-commerce (em termos setoriais), o valor do seu ecossistema significa que vemos o MELI à frente da concorrência (CAGR de 4 anos de lucro de 31% em dólares, negociado a 35x P/L para 2025), com melhores take rates e rentabilidade saudável mais do que compensaram a sua exposição ao mercado argentino (que deverá impactar as margens no curto prazo), reforçando o seu posto de Top Pick.”
O Mercado Livre registrou números sólidos no 1T24, com a receita líquida ajustada ficando 2% acima da projeção do BTG (+30% a/a), o lucro operacional ajustado superando a estimativa em 5% (+43% a/a) e a receita líquida ajustada crescendo 76% a/a (9% acima do esperado). “Os destaques positivos foram o forte crescimento no Brasil (GMV +30% a/a) e no México (GMV +30% a/a), que também impactou positivamente a lucratividade no período, mais do que compensando a compressão da margem operacional de 500 bps na Argentina, os investimentos do MELI em transporte marítimo e as maiores provisões de crédito.”
Um potência, diz Toro
Não é de hoje que o Mercado Livre se tornou o dono da coisa toda. Para a Toro, é uma potência no mercado de comércio eletrônico da região. “A empresa não só facilita a compra e venda de uma grande variedade de produtos através de seu marketplace, mas também lidera iniciativas inovadoras em serviços de pagamento digital e soluções de logística”, comentam os analistas.
O Mercado Pago, braço de pagamentos digitais da MELI, por exemplo, se estabeleceu como um dos principais serviços de fintech na América Latina. A empresa argentina também tem investido significativamente em sua própria rede logística, o Mercado Envios, otimizando o processo de entrega e melhorando a experiência do cliente. “Esta infraestrutura logística não só suporta o crescimento do e-commerce, mas também representa uma vantagem competitiva significativa na região.”