Desde a abertura das negociação da bolsa de valores brasileira, a B3, no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, é possível investir em um índice ligado a mulheres na liderança. Nesta ocasião, na tradicional cerimônia de abertura de pregão, foi dado início às negociações do ETF (Fundo de Índice) do SAFRAETFELAS.

O Exchange Traded Fund (ETF) é um produto que tem sua performance referenciada em um índice, acompanhando assim o desempenho de diversas empresas através de um único produto. O produto é negociado de forma similar ao investimento em ações. Os investidores devem adquirir os produtos que mais se alinham a sua estratégia e perfil, levando em consideração que o ETF possibilita uma maior diversificação através de uma única operação. Acesse para saber mais sobre ETFs.

Gerido pelo Safra Asset, o SAFRAETFELAS tem como referência o índice Teva Mulheres na Liderança, que acompanha a performance de empresas com políticas notáveis de diversidade de mulheres em cargos de diretoria, conselho e comitês. A base analisada pelo índice é composta por 342 empresas listadas e negociadas no Brasil, sendo que as 50% melhor avaliadas passam a compor a carteira. São 150 mil cargos avaliados por recorte de gênero, com um histórico de cinco anos de acompanhamento.

Apesar do rebalanceamento trimestral, a análise é feita mensalmente para acompanhar os resultados da adoção de políticas de igualdade de gênero, levando em conta a participação de mulheres em cargos de liderança nas mais de 8 mil posições avaliadas como critério para compor o score das empresas.

Índice das Melhores Empresas para Trabalhar

No final de janeiro, a B3 anunciou a primeira carteira do IGPTW B3.

A primeira carteira do IGPTW B3 reúne ações de 47 empresas. Doze delas fazem parte do ranking das 150 melhores empresas para trabalhar e possuem peso dobrado no índice em relação às outras 35 empresas que são certificadas pela Great Place to Work (GPTW).

A composição completa do IGPTW está aqui!

O novo índice, lançado em parceria pela B3 e pela GPTW, busca capturar a geração de resultados positivos das empresas que investem no ambiente de trabalho, ou seja, que estão embarcadas num processo constante de transformação cultural que privilegia as relações entre as pessoas e o desenvolvimento dos funcionários.

Publicidade

Onde investir neste fim de ano?

Veja as recomendações de diversos analistas em um só lugar.