As tais medidas de corte de gastos do governo no destaque do relatório de novembro da Genial. “Permanecem como o principal ponto de atenção dos investidores. Essa incerteza tem impulsionado a alta do dólar, amparada pelo fortalecimento global da moeda americana, e mantido as taxas de juros locais em patamares elevados, reflexo também da alta nos rendimentos das Treasuries dos EUA”, comentam os analistas.
Inflação
As expectativas de inflação de curto prazo no Brasil seguem desancoradas e em trajetória de alta. “Esse cenário sugeriria que o Banco Central do Brasil (BCB) continue elevando a taxa de juros, mas o mercado já precifica uma Selic terminal em torno de 13,5%”, comentam os analistas.
Bolsa
Para a Genial, a bolsa local tem se mostrado resiliente, “não apresentando quedas significativas, apesar das pressões nos mercados de juros e câmbio e tendência de baixa do Ibovespa”.
De acordo com os analistas, isso significa duas mensagens:
1- O cenário externo é relevante: um dólar forte, juros em alta e uma bolsa americana em ascensão acabam se refletindo no mercado brasileiro;
2 – o mercado local encontra suporte em suas valuações atrativas, posição técnica saudável e resultados corporativos robustos.
Posicionamento da Genial
Empresas Exportadoras:
Mantida exposição em commodities devido à ausência de novidades relevantes sobre a China. “O mercado já espera que, em caso de vitória de Donald Trump nas eleições americanas, uma nova rodada de anúncios fiscais possa ser direcionada ao estímulo da economia chinesa, o que teria potencial para impulsionar as cotações das commodities.”
Empresas Domésticas:
Mantidas as empresas domésticas como maior parte do portfólio, mas com foco em setores mais defensivos e com melhor momento no ciclo microeconômico. “Reconhecemos o potencial de valorização dessas empresas, porém, adotamos uma postura conservadora para novas alocações, priorizando a mitigação de riscos. A maioria das trocas realizadas no mês teve como objetivo buscar ganhos diferenciados, especialmente aqueles que podem ser alavancados pela temporada de balanços.”
Se você investe na Bolsa e ainda não conferiu as recomendações no Clube Acionista está perdendo tempo. Tenha todas as informações e perspectivas para novembro de diversas fontes em um só lugar.
Cadastre-se gratuitamente por aqui e confira as Carteiras Recomendadas para ao mês.