Ainda em meio às incertezas do coronavírus, os analistas atualizaram suas premissas e divulgaram as melhores alternativas de dividendos para o quinto mês de 2020.

Confira as top 3 pagadoras de dividendos

Taesa (TAEE11)

A Taesa é um dos maiores grupos privados de transmissão de energia elétrica do Brasil em termos de Receita Anual Permitida (RAP), dedicando-se exclusivamente à construção, operação e manutenção de ativos de transmissão. Atualmente, a companhia possui presença em todas as 5 regiões do país com 36 concessões e 12.725 km de linhas de transmissão.

Olhando um pouco para o histórico de execução da TAESA, vemos que ao longo dos últimos anos ela conseguiu manter uma estabilidade positiva em sua receita líquida – o que demonstra a resiliência de seu modelo operacional e do setor de transmissão de energia, mesmo em momentos mais difíceis da economia – ao passo que conseguiu elevar sua margem líquida de 48% para 81%, com uma margem EBITDA estável próxima a 80% (maior EBITDA do setor de transmissão).

A companhia possui uma disciplina financeira muito forte, com um rígido controle de custos, a mais alta nota de crédito nas três agências de classificação de risco (Fitch, Standard & Poor´s e Moody´s) e uma alta diligência no processo de alocação de capital, buscando sempre bons projetos com alta rentabilidade.

Assim, vemos que TAESA possui uma eficiência operacional muito forte, o que garantiu à companhia uma sólida geração de caixa ao longo dos anos. Dessa forma, permitindo que a empresa conseguisse distribuir uma boa parcela de seus lucros para os acionistas.

A companhia possui um payout (percentual do lucro líquido distribuído em forma de provento) de 90%, o que sustenta o forte rendimento dos dividendos (e outros proventos) distribuídos aos acionistas, como pode ser visto no gráfico abaixo.

Dito isso,, os analistas acreditam que a TAESA continuará com um nível forte de eficiência operacional, entregando bons resultados nos trimestres à frente e, consequentemente, remunerando muito bem seus acionistas através da distribuição de proventos, o que abre espaço para uma forte expectativa do rendimento dos dividendos (dividend yield).

AES Tietê (TIET11)

Os analistas sustentam a recomendação em alguns pontos: (i) menor exposição ao cenário hídrico do país; (ii) sinergias provenientes de sua estratégia de crescimento no segmento de energias renováveis; e (iii) disciplina de alocação de capital.

Além disso, o aumento da capacidade em energia renovável (motivo este para seu crescimento do endividamento) é estrategicamente positivo para a AES Tietê, pois reduz sua exposição ao risco hidrológico, além de aumentar a duração de sua carteira contratada. A expectativa do management é atingir 50% do Ebitda fruto de energias renováveis até o final de 2020.

É um ativo atrativo visto a atual política de distribuição de proventos. Seu dividend yield para os próximos 12 meses é de próximo de 8%. Além disso, os analistas destacam também o valuation atrativo em que os papéis são negociados.

Engie (EGIE3)

Com 60 usinas, 11 hidrelétricas, 4 termoelétricas e 45 unidades complementares, a Engie (EGIE3) representa 6,6% da capacidade instalada do país. O momento é de expansão e a empresa tem tomado bastante capital, porém acreditamos que os investimentos fazem sentido em seu escopo de negócios e que a dependência por energia hidrelétrica diminuirá.

Ademais, fica claro um fluxo compatível com a manutenção de um payout próximo aos 100%. A parte operacional está com 97,3% de disponibilidade e diante dos novos investimentos, pode agregar ainda mais rentabilidade a sua conhecida estabilidade.

Fontes: Ativa, BTG Pactual e Guide.

CONFIRA AS PRINCIPAIS DIVIDENDOS DO MÊS

Publicidade

Clube Acionista

A maior cobertura para impulsionar sua carteira de investimentos

Agendas

Saiba quando as empresas vão pagar antes de investir.

Análises

Veja análises dos bancos e corretoras em um só lugar.

Carteiras

Replique carteiras dos bancos e corretoras para investir com segurança.

Recomendações

Descubra a média de recomendações de empresas e fundos.

Clube Acionista

A maior cobertura para impulsionar sua carteira de investimentos

Agendas

Análises

Carteiras

Recomendações

Comece agora mesmo seu teste grátis