Ânima Educação anuncia lucro líquido de R$ 56,3 mi

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A Ânima Educação, que acaba de completar 18 anos de história, encerrou o primeiro trimestre de 2021 com Lucro Líquido Ajustado de R$ 56,3 milhões, 28,5% a mais em comparação com o 1T20. Já em Receita Líquida, a organização educacional alcançou R$ 416,0 milhões representando um aumento de 22,8% em relação ao ano anterior. A empresa, ainda, no mesmo período, apresentou um EBITDA Ajustado de R$ 146,5 milhões, sendo 23,9% superior a 2020 e margem EBITDA Ajustada de 35,2%.

Esses resultados comprovam o DNA da companhia em investir na qualidade do Ensino Superior; Transformação Digital e Ecossistema de Aprendizagem com um modelo híbrido e personalizado. O trimestre registrou novamente impacto positivo da continuidade do amadurecimento dos ganhos de eficiência do modelo acadêmico E2A. Estas características contribuíram para um aumento de base de alunos de 11,3%, com um ticket líquido médio superior em 12,1% em relação ao 1T20. Além disso, a taxa de evasão da graduação no 1T21 foi de 7,0%, representando 0,5% inferior ao mesmo período do ano anterior.

Em Geração de Caixa Operacional, a Ânima Educação apresentou crescimento de R$ 33,7 milhões, totalizando R$ 144,0 milhões, em relação ao primeiro trimestre de 2020. A partir deste resultado positivo, a companhia manteve o seu plano estratégico em aquisições e anunciou o início do processo de integração com a Laureate Brasil.

Aprovada sem restrições pelo CADE, a fusão coloca a companhia como a 4ª organização educacional do País em número de alunos e 3ª em receita líquida. Juntas, as empresas reunirão uma comunidade de aprendizado de mais de 350 mil pessoas, formada por mais de 330 mil estudantes e 18 mil educadores, distribuídos em 16 instituições de ensino superior, além de oito (8) marcas que são referências em suas áreas de atuação e o Instituto Ânima. Com presença em 12 estados do Sudeste, Sul; Nordeste e Centro-Oeste e quase 550 polos de ensino digital, a Ânima amplia sua presença por todo o Brasil.

A integração das duas companhias ainda fortalecerá a organização na área da saúde, tornando a empresa um dos principais players na educação continuada neste segmento e que passa a contar com mais de 10,7 mil alunos e 1.720 vagas anuais, localizadas em cinco capitais e grandes cidades do Brasil. O segmento já estava na estratégia da organização que vem investindo no desenvolvimento e infraestrutura nos últimos anos. A Ânima já possui a Inspirali, vertical de medicina, que fechou o primeiro trimestre com uma receita líquida em R$ 96,5 milhões; representando 23,4 % da receita líquida consolidada.

“Os resultados obtidos mostram que estamos no caminho certo para transformar o Brasil pela Educação, com qualidade, metodologia diferenciada e tecnologia inovadora. No ano em que completamos a maioridade, iniciamos um novo capítulo da nossa história com a integração da Laureate Brasil, que nos posicionará como o terceiro maior player de educação superior em receita e com o portfólio de marcas mais valiosas”, reforça Marcelo Bueno, CEO da Ânima Educação.

A empresa ainda conta com uma agenda eficiente e ágil em unir qualidade com entrega de resultados, por meio de tecnologias. Desde 2017, a organização vem realizando investimentos importantes na área que trazem benefícios não só para a comunidade pedagógica, mas também para dentro da companhia, em setores como captação e retenção, eficiência operacional e redução de riscos, por exemplo. Em 2021, deverão ser investidos em torno de R$ 100,0 milhões, que contribuirão para a continuidade da jornada de transformação da companhia e aprimoramento das metodologias e ferramentas da educação híbrida.

Investir em ambientes digitais adaptativos e escaláveis torna-se mais do que uma tendência sendo um requisito para o mundo atual; ainda mais em um cenário adverso. Por isso, a companhia registrou alguns destaques como o vestibular digital, utilizado por mais de 100 mil candidatos em 2020, o Ulife Sala Virtual, usado por 100% dos estudantes, que oferece todos os recursos para a experiência acadêmica do aluno, desde os encontros síncronos, com cerca de 4.200 aulas online simultâneas até mais de 100 laboratórios virtuais. Além de provas online com recursos de personalização e o diploma digital conforme a portaria do MEC, no qual a instituição foi pioneira no mercado.

“O ano de 2020 foi desafiador e iniciamos 2021 evidenciando que a companhia está fortemente conectada com os princípios de transformação digital e principais tendências que permeiam o mercado educacional do Brasil e mundo. Sabemos que ainda há um longo caminho a ser percorrido, mas os resultados deste primeiro trimestre nos fortalecem e posicionam o modelo de negócio organizacional, gerando valor de forma sustentável para todos os nossos públicos”, finaliza Bueno.

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