O jargão “andar de lado” se trata de um ativo em situação estável. Ou seja, significa que o mercado ou o ativo individual está oscilando pouco. Ao observar um gráfico, por exemplo, é possível traçar uma linha horizontal, com altos e baixos que voltam para a mesma linha.

Em suma, quando se fala que o mercado está “andando de lado” significa está operando sem tendências definidas.

Andar de lado na análise técnica

A análise técnica baseia-se em dados do mercado, quantitativos, enquanto a análise fundamentalista em dados dos elementos individuais e qualitativos. 

O gráfico permite traçar linhas de tendências e identificar figuras gráficas. Bem como, entender que os movimentos não podem ser realizadas em forma de linha reta. Portanto, os movimentos de análise gráfica visam parâmetros de até três semanas, por isso, conhecido como uma metodologia de curto prazo.

Para entender um pouco mais sobre onde encontrar bons investimentos para investir, veja por aqui.

Como confirmar uma tendencia gráfica 

Para confirmar se existe uma tendência gráfica e evitar investir em um mercado que “anda de lado” precisamos avaliar se existe crescimento no numero de investidores. Pois somente com o aumento de negociações a tendência ganhará força para dar continuidade ao movimento. 

O volume esta indiretamente ligado a confirmação da tendencia gráfica observada no período. Ou seja, em uma tendência de alta é esperado que o volume aumente com a valorização dos ativos (manutenção da pressão de compra) e diminua com a desvalorização do ativo (diminuição da pressão de compra). 

Por outro lado, em uma tendência de baixa o volume aumenta na medida em que há uma desvalorização (manutenção da pressão de venda) e diminui na medida em que há um aumento (diminuição da pressão de venda). 

Portanto, o volume deve confirmar a tendência, pois, caso contrário, é um indício de perda de forca na observação. Essa relação pode ser explicada pela Lei da Oferta e Demanda. O preço das ações tendem a subir quando a procura por elas aumenta e tende a cair quando a oferta de ações amplia. Se os preços ficam estáveis por determinado tempo, pode ser um sinal de que tanto a oferta quanto a demanda por ações estão equilibradas. 

Publicidade