Uma ação é uma parte de uma companhia. Ao comprar ações, você se torna dono de parte dessa empresa, na mesma proporção da quantidade que tiveres interessem em comprar, e é chamado de acionista.

Antes de investir nas empresas é importante você entender melhor como funciona esse mercado e para que tipo de investidor ele se destina. Normalmente, quem investe em ações busca uma alternativa que possa oferecer retornos mais elevados, mas em troca de riscos também mais altos.

Além disso, o investimento em empresas deve sempre visar o longo prazo. Por isso, não é recomendável que você invista neste tipo de mercado recursos de que pode precisar logo, em poucos meses.

O que são ações?

Basicamente são valores mobiliários que representam a menor parcela do capital social de uma empresa. Ao comprar uma ação, você está adquirindo parte dessa companhia e se tornando-se sócio.

As ações são negociadas na B3. Para comprar ou vender ações, você precisa utilizar os serviços de uma corretora de valores.

Quais os riscos de se investir neste mercado?

O risco neste mercado está associado, principalmente, à variação de preços que o ativo pode sofrer. Diversos eventos econômicos ou relacionados especificamente ao setor ou à empresa em que você investiu podem interferir nesse preço.

Uma maneira de minimizar esse risco é diversificar, ou seja, não apostar todas as suas fichas em um único investimento. Isso vale tanto para o tipo de investimento – isto é, investir em ações e também em outros produtos menos sujeitos a oscilações bruscas de preço, como títulos públicos, por exemplo – quanto para sua carteira de ações: ao mesclar ações de diferentes empresas e setores, é possível minimizar os riscos associados a um setor específico.

Além disso, a liquidez das ações é um fator importante a ser considerado. Uma ação líquida é uma ação facilmente negociável, que tem muitos negócios no mercado e grande número de ativos em circulação. Ao comprar uma ação líquida, a chance de conseguir vendê-la depois é alta.

Ao contrário, uma ação de baixa liquidez é pouco negociada ou apresenta grandes diferenças entre o preço que o comprador quer pagar e o vendedor está disposto a vender.  Ao investir em uma ação pouco líquida, você pode ter dificuldades na hora da venda. Se, por acaso, um grande investidor vender um ação que tem baixo volume de negócios na bolsa, isso pode gerar também distorção no preço, causando uma queda acentuada na cotação do ativo.

ENTENDA MAIS SOBRE INVESTIMENTOS

Venha conhecer o Clube Acionista, a plataforma que reúne conteúdos exclusivos para ajudar quem quer entender melhor sobre o mundo dos investimentos. Trilhas educativas para você tirar as principais dúvidas e descobrir como potencializar seus rendimentos. O cadastro é totalmente gratuito. Aproveite!

Você também pode entender mais sobre o mercado com os conteúdos diários do Portal Acionista.

Publicidade