A elevação da taxa Selic costuma ser um obstáculo para o mercado de ações. Quando os juros sobem, o consumo desacelera, setores como varejo e construção civil sentem o impacto, e empresas endividadas veem suas despesas financeiras aumentarem, reduzindo seus lucros.
Além disso, o rendimento mais atrativo da renda fixa faz com que muitos investidores migrem para opções mais seguras, reduzindo a demanda por ações e pressionando seus preços.
Mas isso significa que não há boas oportunidades na Bolsa? De jeito nenhum! Mesmo em períodos de juros altos, algumas empresas mantêm um desempenho sólido, distribuem dividendos de forma consistente e continuam atraentes para investidores que buscam renda passiva.
Dividendos que superam a Selic
Afinal, quais empresas conseguem pagar dividendos acima da taxa Selic? Fizemos um levantamento no Bloomberg para identificar companhias do Ibovespa que apresentaram um dividend yield superior aos atuais 13,25% ao ano da Selic.
Marfrig (MRFG3): Uma das maiores exportadoras de carne bovina do mundo. Após reduzir sua alavancagem e adquirir a BRF, conseguiu aumentar seus dividendos. Porém, seu modelo de negócios é cíclico, o que pode gerar oscilações nos resultados. Porém, conforme o monitoramento das recomendações do consenso a nota ainda é ‘neutra’, que significa manter a posição. Se você está comprado continue e se você ainda não investiu é melhor aguardar.
PetroReconcavo (RECV3): Atua no setor de óleo e gás, focada na revitalização de campos maduros. Após um ciclo de investimentos, começou a direcionar mais caixa para dividendos, tornando-se uma opção interessante. A empresa não está entre as mais recomendadas do Clube Acionista, mas conforme o consenso dos analistas a nota que predomina é de ‘compra’.
CSN Mineração (CMIN3): Segunda maior exportadora de minério de ferro do Brasil. Embora tenha registrado bons resultados nos últimos anos, a desaceleração do setor pode comprometer a continuidade dos dividendos. Por esse motivo, apesar do dividendo ser robusto, não há garantia de continuidade. Além disso, o consenso do mercado apresenta sinalização ‘neutra’ para o papel.
Bradespar (BRAP4): Holding que detém participação na Vale. Seu dividend yield atrativo ocorre pelo desconto sobre o valor de suas ações, mas o risco de distribuição incerta a torna menos previsível. Atualmente Vale (VALE3) está entre as mais recomendadas para investir no viés de valorização, portanto, Bradespar poderia ser uma alternativa viável caso atenda o seu objetivo de investimento.
Invista com sabedoria, escolha ações que pagam dividendos sustentáveis
O passado não garante o futuro! Não basta olhar para o dividend yield recente — é essencial avaliar a consistência e previsibilidade das empresas.
Quer uma seleção de ações que entregam bons dividendos de forma sustentável?
Conheça o Clube Acionista e a área com uma seleção exclusiva das ações mais recomendadas dentro da categoria de dividendos. Acesso agora comece a investir nos ativos que pode oferecer renda e valorização do seu dinheiro.